Geographic Magnetic Calculator

Geographic Magnetic Calculator é uma ferramenta (freeware) que permite determinar as Coordenadas UTM e a Declinação Magnética correspondentes a uma localização geográfica (latitude/longitude). Você pode entrar com as coordenadas tanto UTM (leste, norte e zona) ou geográfica (graus e minutos decimais) ou ainda clicar no mapa mundi diretamente que ele faz a conversão de coordenadas e dá a declinação magnética para a data que você entrar.
Acesse: http://www.resurgentsoftware.com/geomag.html

Outra opção é o programa ProGriD (antigo TCGEO) do IBGE que faz a transformação de coordenadas
entre os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000.
Acesse: ftp://geoftp.ibge.gov.br/programa/Transformacao_de_Coordenadas/ProGriD_instala.zip

O IBGE e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- EPUSP, geraram um Modelo de Ondulação Geoidal com uma resolução de 10' de arco e desenvolveram o Sistema de Interpolação de Ondulação Geoidal - MAPGEO2004. Através desse sistema, os usuários podem obter a ondulação geoidal (N) em um ponto, e/ou conjunto de pontos, referida aos sistemas SIRGAS2000 e SAD69 e converter a altitude elipsoidal (h), obtida através de GPS, em altitude ortométrica (H), utiliza-se a equação:
H = h - N

onde N é a altura (ou ondulação) geoidal fornecida pelo programa, dentro da convenção que considera o geóide acima do elipsóide se a altura geoidal tiver valor positivo e abaixo em caso contrário.

Acesse: ftp://geoftp.ibge.gov.br/programa/Sistema_Interpolacao_Ondulacao_Geoidal/mapgeo2004.v3_setup.exe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp