Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

segunda-feira, abril 27, 2009

TerraSIG - o desktop GIS do Ministério das Cidades

O TerraSIG é um aplicativo desenvolvido em cima do TerraView 3.3.0 (com a bilbioteca TerraLib) e tem a capacidade extendida para criação (PI) e edição de vetores e processamento de imagens. Junto com o GeoSNIC (servidor de mapas via web - WMS) faz parte do programa do Sistema Nacional de Informações das Cidades - SNIC do Ministério da Cidades.
O PROEXT MEC/CIDADES abrange projetos de extensão universitária, com ênfase na capacitação de agentes públicos e sociais e no desenvolvimento de ações de apoio ao setor público municipal e estadual que visem ao desenvolvimento institucional e à implementação de sistemas de informações que permitam a elaboração de planos e projetos de desenvolvimento urbano, conforme as disposições do Estatuto da Cidade e na perspectiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Projeto do Proext: Capacitação em Geoprocessamento para Técnicos das Administrações Municipais pelas Universidades e Centros Técnicos Federais com o TerraSIG e GeoSNIC.
Todo o material de apoio bem como os programas e manuais podem ser baixados gratuitamente no site do Ministério das Cidades:
http://www.cidades.gov.br/capacitacao-1/proext/snic-material-de-apoio-as-universidades
http://www.cgp.igc.ufmg.br/projetos/MC-sig/html/APOSTILAS.htm (vídeo aulas, apresentações e banco de dados de teinamento).

quinta-feira, abril 23, 2009

Biblioteca Digital do SBSR

Acabou de ser publicado os Anais (online) do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, o maior evento científico de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias do Brasil. Também estão disponíveis os Anais de todos os SBSR anteriores que podem ser consultados através da Biblioteca Digital do SBSR.
Acesse: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2007/biblioteca

terça-feira, abril 21, 2009

"Guia de Campo para Mapeamento Humanitário"

Produzido pela ONG inglesa MapAction, o "Guia de Campo para Mapeamento Humanitário" é um manual (em inglês com 118 paginas) para orientar o uso do SIG em ações de respostas em casos de desastres naturais. O interessante nesse guia são os tutoriais que ensinam usar o Google Earth, Mapwindow e GPS para mapeamento. Apesar de estar em inglês é um guia fácil de usar e com diversas dicas sobre esses programas e com noções sobre Cartografia.
Como eu li essa notícia num outro blog (e baixei e li o manual também) deixo o crédito para o autor:
Luiz Amadeu Coutinho: http://www.mundogeo.com.br/blogs/geografiadebolso ou no seu site: http://geoinformacaonline.com

sexta-feira, abril 17, 2009

Atualização do TerraView / TerraLib

Está disponível a Versão 3.3.1 do TerraView. Ela acompanha a versão 3.3.1 da TerraLib, e incorpora um driver para bancos de dados Firebird além de algumas correções e inclusão de um conversor para migrar Bancos de Dados TerraLib anteriores para o formato 3.3.1.
Acesse: http://www.dpi.inpe.br/terraview/index.php

XIV Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Está chegando o XIV SBSR promovido pelo INPE que nesse ano será em Natal-RN nos dias 25 a 30 de abril de 2009. Já está disponível o programa oficial desse que é o maior evento científico na área de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias do Brasil. Não deixe de prestigiar as seções de pôsters, e aproveite para conhecer o trabalho:
Estimativa da impermeabilização do solo urbano da cidade de São Paulo combinando dados demográficos e de sensoriamento remoto.
Por Luiz Roberto Jacintho (SEHAB-PMSP) e com coautoria do Prof. Teodoro Almeida (IGc-USP) e Sidney Goveia (IGc-USP) - sim, sou eu!

segunda-feira, abril 13, 2009

GeoSNIC - Portal do Ministério das Cidades

O Sistema Nacional de Informações das Cidades (SNIC) é um programa de Cadastro Técnico Multifinalitário do Ministério das Cidades que é composto pelo programa GeoSNIC (TerraWeb/TerraLib) que dá acesso ao Banco de Dados com indicadores sócio-econômicos e imagens de satélite de alta resolução espacial do Sistema Nacional de Informações Urbanas (SNIU) e permite aos gestores municipais acessarem informações que vão auxiliar no desenvolvimento do Plano Diretor.
Acesse: http://www2.cidades.gov.br/geosnic

segunda-feira, abril 06, 2009

Wikicrimes

Aproveitando que eu acabo de entrar pras estatísticas de violências de 2009, pois fui vítima de agressão numa tentativa de assalto no dia 30/03 quando voltava pra casa, quero divulgar o site Wikicrimes, uma iniciativa de mapeamento colaborativo de crimes ocorridos no Brasil. O Wikicrimes foi concebido por Vasco Furtado, professor titular da Universidade de Fortaleza onde coordena a célula de Engenharia de Conhecimento. Além da espacialização de roubos e furtos, o site traz hotspots de violência, bem como denúncias dos mais diversos crimes por todo territorio nacional. É possivel ainda ter acesso as estatísticas sobre crimes em diversas localidades espalhadas pelo pais.