Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

TatukGIS Viewer

Lançada a versão 2.0 do TatukGIS, um excelente SIG (polonês) que tem uma versão gratuita, o TatukGIS Viewer que permite abrir diversos formatos (CAD e Shape principalmente) e fazer consultas (SQL) ás informações. Outra ferramenta bem interessante é a calculadora de coordenadas, que permite inserir uma coordenada em graus (DMS ou Decimais) e convertê-las em UTM, com o detalhe que você pode escolher diferentes datums e nesse caso se você entrar com a altitude além das coordenadas ele dá a diferença da altitude elipsoidal.

A versão principal (Desktop) é o TatukGIS Editor com muitas funcionalidades e que custa $350,00 (dolar, 1 licença no varejo) o que faz dele uma excelente opção de SIG de baixo custo. Tem também uma versão de desenvolvimento (DK) e Internet Server.

Acesse: TatukGIS

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

GEOCAPES

Mais de dez anos se passaram e eu ainda não montei meu currículo Lattes (bem que podiam fazê-lo mais pratico e funcional), enfim, a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior lançou um GeoPortal com indicadores estatísticos. O GeoCapes é uma ferramenta de dados georreferencial, que de forma simplificada, pode ser definida como uma base de dados que consiste em referenciar informações de acordo com sua localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.
Acesse: http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds

Adolf Hitler Furious at ESRI Software

Parece que Hitler tornou-se personagem de vários vídeos no Youtube (também aquela besta só podia virar caractura para atos imbecis).
O motivo dessa postagem é que eu achei demais esse vídeo em particular (fica aqui meus cumprimentos ao Luiz Amadeu Coutinho do Blog Geografia de Bolso por esse post), para quem tiver mais de uma década de intimidade com o geoprocessamento também vai chorar de rir, bons tempos que se processava tudo no ArcInfo numa estação Sun (Unix SO) por linha de comando usando macros em AML, e ainda tinha o ArcScan que funcionava de verdade. Claro que as coisas "davam pau", afinal isso foi inventado junto com os computadores, mas pelo menos não ficavamos nas mãos de técnicos inesperientes, resolviamos tudo "na mão".
Assista: http://www.youtube.com/watch?v=0b04pKO_698

Geo Portais Recursos Hídricos

Aproveitando o assunto sobre GEO Portal, tem dois que eu estava para publicar faz algum tempo:
  1. SIRH/Ce - Sistema de Informações dos Recursos Hídricos do Ceará.
  2. GeoPortal - AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba).
Fonte: http://profmarcello.blogspot.com

GEOSS

O Grupo de Observação da Terra (Group on Earth Observations - GEO) está coordenando os esforços internacionais para construir um Sistema de Sistemas Globais de Observação da Terra (Global Earth Observation System of Systems - GEOSS). Esta infra-estrutura pública emergente está interligando um conjunto diversificado e crescente de instrumentos e sistemas de monitoramento e previsão de mudanças no ambiente global. Este "sistema de sistemas" apoia os decisores políticos, gestores de recursos, os pesquisadores da ciência e muitos outros especialistas e decisores.
O GEOSS fornecerá ferramentas de suporte à decisão para uma ampla variedade de usuários. Tal como acontece com a Internet, o GEOSS será uma rede global e flexivel dos fornecedores de conteúdos permitindo que os tomadores de decisão tenham acesso a uma gama extraordinária de informações em sua mesa.
Acesse: http://www.earthobservations.org/geoss.shtml
O GEO lançou um período de avaliação de um ano (ou capacidade operacional inicial) para o Portal GEO em junho de 2008, onde foram produzidos três versões de Portal GEO:

ESRI GEO Viewer

O GEO Portal ESRI fornece uma interface baseada na web para procurar e acessar os dados, informações, imagens, serviços e aplicações disponíveis através do Global Earth Observation System of Systems (GEOSS).
O
GEO Portal ESRI conecta os usuários às bases de dados, serviços e outros portais que oferecem informações confiáveis, atualizadas, integradas e de acesso amigável ao usuário - importante para o trabalho dos tomadores de decisão, gestores e outros usuários de observações da Terra, através do ESRI GEO Viewer (como exemplo mostrando imagens de alta resolução do Haiti, com a cidade de Porto Principe após o terremoto) - GIM International , jan/10.
O GEO Portal ESRI fornece aos cientistas e outros utilizadores um acesso fácil a uma riqueza de dados de observação da Terra e dos serviços de mapeamento na Internet. Quando os novos recursos se tornam disponíveis, os usuários podem ser alertados, assinando um feed GeoRSS.