Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sexta-feira, setembro 24, 2010

A9CAD - ferramenta CAD leve e gratuita

Programa de CAD (desenho assistido por computador) gratuito, muito similar ao AutoCAD da Autodesk, parecendo até um AutoCAD Lite, que trabalha em 2D (plano). Ele abre e edita arquivos DWG (nativos do CAD) até a versão R2000 e DXF (formato de exportação, esse compatível com a maioria dos SIG abertos ou gratuitos, principalmente via biblioteca OGR).
O A9Converter é um programa para conversão dos arquivos CAD para outros releases - até R2006 (R2010 pelo A9Convert por linha de comando).
Funciona em Windows 2000, XP e Vista.

GRASS 6.4.0

The GRASS Development Team:

Temos o prazer de anunciar o lançamento do GRASS GIS 6.4.0, o primeiro da nova linha de lançamentos estáveis, e que irá usufruir de um apoio a longo prazo. A próxima versão (6.4.1) vai introduzir algumas novidades que ainda estão em fase de testes finais, mas todos os novos lançamentos daqui para frente serão apenas bug fixes (correções).

Devido à nossa política de estabilidade altamente conservadora, esta é a primeira versão oficial do GRASS a introduzir novas funcionalidades desde outubro de 2006 e substitui à linha estável anterior do GRASS (6.2). Como tal, as comportas foram abertas e há muitos recursos novos para explorar e muitas novas melhorias estruturais para serem encontradas no software.

O GRASS 6.4 traz uma série de melhorias interessantes para o SIG:

  • Nossa nova interface gráfica do usuário (wxGUI) é lançada, wxPython;
  • Python é uma linguagem de scripting, agora totalmente suportada;
  • Pela primeira vez desde o seu início (portado para VAX 11/780 em 1983), o GRASS será executado nativamente em uma plataforma não-UNIX: MS-Windows!

Além de levar o software a uma série de novos usuários, a capacidade de executar o GRASS em qualquer plataforma de computadores, reforça a nossa meta de livre acesso ao software. Nós esperamos que você aprecie a possibilidade de usar este programa sobre os sistemas que são mais convenientes para você e seu trabalho. Os usuários existentes do UNIX e Mac ficarão felizes em saber que esses novos recursos não comprometem a base GIS que continua sólida como sempre e totalmente compatíveis com versões anteriores do GRASS 6.0 e 6.2. O venerável Tcl/Tk GUIs também estão disponíveis, se você preferir usá-los.

O software GRASS inclui mais de 400 módulos de análise internos e 100 módulos de análise comunitários fornecidos como add-on e barras de ferramentas podem ser baixados gratuitamente do site principal do GRASS em http://grass.osgeo.org, ou de muitos espelhos locais do mundo inteiro. Além da extensa documentação que vem com o software, o nosso sistema de ajuda Wiki contém uma riqueza de dicas fornecidas pelo usuário e truques, tutoriais e guias.

Desde que a versão 6.4 entrou na fase de testes já começou os trabalhos no GRASS 7 e está progredindo rapidamente, incluindo muitas melhorias na nova wxGUI e nas ferramentas que esperamos trazer para a versão 6.4.1.


quarta-feira, setembro 22, 2010

PostgreSQL 9.0

Lançado a versão 9.0 do PostgreSQL, o mais robusto SGDB aberto (servidor de banco de dados livre), incluindo uma instalação para Windows 64bit.
Vou testar para ver como funciona com o PostGIS 1.5 e publico os resultados - aqui cabe a observação que se você quiser usar o PostGIS terá de instalar o PostgreSQL 9.0 versão 32bits pois ele ainda não roda na versão 64bits (mesmo que você esteja usando o Windows 7 64bits, como eu).
Para saber mais sobre o lançamento visite o blog do Anderson Medeiros.

sexta-feira, setembro 03, 2010

EU ESRI Brasil 2010

Estivemos no 1º Encontro de Usuários ESRI do Brasil onde tivemos contato com as inovações do ArcGIS 10, um dos mais importantes e conhecido programas de GIS da atualidade e que é usado por diversas instituições públicas e empresas no Brasil, além de apresentações de produtos e serviços fornecidas pela IMAGEM e suas parceiras.

IV Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira e II Seminário do PBMA

O Vale do Ribeira no Sul do Estado de São Paulo é ao mesmo tempo a região mais pobre (do ponto de vista econômico e de desenvolvimento) e mais rica (em biodiversidade e preservação) e abriga a parte mais conservada (e remanescente) da Mata Atlântica do país além de importantes recursos hídricos formado pela Bacia do Rio Ribeira de Iguape e pelo Litoral Sul.

Os objetivos do IV Seminário, que será realizado entre 16 a 18 de setembro de 2010, sendo organizado pelo Instituto Physis - Cultura & Ambiente, e pelo Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica (PBMA), em parceria com uma séria de Instituições, são:

• Dar continuidade ao mapeamento das pesquisas realizadas e das em andamento;

• Busca da integração do conhecimento produzido;

• Detecção das lacunas de conhecimento sobre a região;

• Avanço no processo de construção e consolidação do Centro de Referência em Pesquisa e da Rede de Pesquisadores do Vale do Ribeira, bem como a criação da Fundação Vale do Ribeira; e

• Proporcionar o envolvimento das instituições públicas, associações produtoras e as comunidades locais no processo de mapeamento das lacunas do conhecimento sobre o Vale do Ribeira.

LOCAL DOS EVENTOS: Auditório do CEC KKKK - Rua Miguel Aby Azar S/N, Centro Histórico - Registro - SP

Acesse: http://www.physis.org.br/spvr