Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

quinta-feira, agosto 25, 2011

Video aulas do QGIS 1.5 e PostgreSQL 8.3

As vídeo aulas foram desenvolvidas pelo Geógrafo Joaquim Seixas (de portugal) e são muito interessantes, feitas em flash e rodam no navegador de internet. Cada aula tem por volta de 300MB pra baixar, e estão em um servidor Filefactory, por isso demora bastante pra baixar. Tem aula do QGIS 1.5, do postgreSQL 8.3, do MySQL 5, TimeMap e do Google Earth.
Se você gostar do material, então faça uma doação para contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos SIG Open Source e de pessoas que como ele se dedicam a criar ferramentas ou materiais tão úteis para o nosso trabalho e com o qual ganhamos nossos próprios recursos.
E respeite sempre os direitos autorais e intelectuais, pirataria é crime e só prejudica as pessoas que trabalham honestamente. Cite as fontes dos materiais e blogs que você usar em seu site ou publicação.
Acesse:  http://aprender-a-usar.com/html/lista_de_videos.html
A dica postada pelo Geógrafo José Carlos, no Grupo do Quantum GIS Brasil, se quiser mais dicas ou se precisar de ajuda para usar o QGIS, junte-se a nós! E visite também o site QGIS Brasil.

quarta-feira, agosto 17, 2011

CityGML - Modelagem de Cidades Virtuais em 3D

CityGML é um modelo comum de informação para a representação 3D de objetos urbanos.
Ele define as classes e relações para os objetos topográficos mais relevantes nas cidades e modelos regionais com relação à suas geometrias, propriedades topológicas, semânticas e aparência.
Estão incluídas hierarquias de generalização entre as classes temáticas, agregações, as relações entre objetos e propriedades espaciais. Estas informações temáticas vão além dos formatos de intercâmbio de gráficos e permite empregar modelos virtuais de cidades em 3D para tarefas de análise sofisticada em diferentes domínios de aplicação, como simulações, mineração de dados urbanos, gestão de instalações e consultas temáticas.
É um novo padrão da OGC e que pode ser usado para a representação urbana completa, ou seja, integrar ao SIG a representação de uma cidade inteira. Já existem programas abertos ou gratuitos que usam o novo padrão, alguns sendo apenas visualizadores e outros permitindo edição e conversão, e que também pode ser empregado na Web.
Alguns exemplos de programas que usam a especificação CityGML:

Aristoteles Viewer
O projeto Aristoteles Viewer foi projetado como um framework para aplicativos que precisam desenvolver, demonstrar ou avaliar novas características para modelos 3D.

Ele é feito principalmente para uso científico e foi desenvolvido para visualizar, editar e atualizar dados 3D em conformidade com a especificação GML 3.x. Ele permite que usuários e desenvolvedores não só visualizar a cena, mas também para ter acesso aos dados semânticos, atributos ou metadados fornecidos com os modelos 3D.
Para atingir a flexibilidade necessária durante o processo de personalização e reduzindo a necessidade de código fonte para ser lido, existem vários complementos de interfaces fáceis de usar disponíveis, que podem ser usados para testar, por exemplo, novos tipos de controle,  novos operadores para mudar o cenário, novos componentes de escolha ou filtros de exportação. Estas interfaces são uma vantagem principal e estão no foco deste projeto.


CityGML software development
·       3DCityDB
The 3D City Database is a free 3D geo database to store, represent, and manage virtual 3D city models on top of a standard spatial relational database
·       Importer/Exporter
The 3D City Database Importer/Exporter is a Java based front-end for the 3D City Database
·      citygml4j
citygml4j is a Java class library and API for facilitating work with the City Geography Markup Language (CityGML).

BiMserver
 

TerrainView
TerrainView é um programa livre (para uso não comercial) de visualização 3D da ViewTec para a visualização interativa de dados 3D.

segunda-feira, agosto 15, 2011

PASSaGE 2 - Pattern Analysis, Spatial Statistics, and Geographic Exegesis

PASSaGE: Análise de Padrões, Estatística Espacial e Êxodo Geográfico, é um programa gratuito, integrado e fácil de usar para realizar análises  espaciais e estatísticas em dados biológicos e outros tipos de dados.
Acesse: http://www.passagesoftware.net/ para baixar o programa e saber mais.

quarta-feira, agosto 03, 2011

Epanet - Modelagem de redes de distribuição de água em sistemas de abastecimento

O EPANET foi desenvolvido pela  Agencia de Proteção Ambiental Americana - EPA (U.S. Environmental Protection Agency), para permitir:

  1. Simular o comportamento hidráulico de um sistema pressurizado de distribuição de água ao longo do tempo;
  2. Avaliar possíveis ações que possam diminuir o consumo de energia elétrica, como, por exemplo, simulações dinâmicas da operação das instalações de bombeamento para verificar a possibilidades das bombas operarem em horário fora de ponta, visando à minimização do custo de energia elétrica dos sistemas de abastecimento de água;
  3. Simular o comportamento de parâmetros da qualidade da água, ao longo da rede de distribuição, durante um determinado período de tempo;
  4. Apoiar a análise de alternativas de gestão, de modo a melhorar a qualidade do sistema de abastecimento, em termos de quantidade e qualidade da água fornecida;
  5. Obter valores de vazão em cada trecho, da pressão em cada nó, da altura de água em cada reservatório de nível variável e da concentração de elementos químicos na água através da rede de distribuição, durante o período de simulação. 

EPANET é software de domínio público, para ambiente Windows, que pode ser copiado livremente e pode ser distribuído. O manual, tutoriais e arquivos-exemplo em inglês, podem ser obtidos no endereço: http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/dw/epanet.html
O manual e o programa traduzidos para o português (Brasil) poderão ser copiados a partir do link: http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=34.


EpaCAD é um programa gratuito da Universidade Politécnica de Valência - ES, que converte facilmente os arquivos do AutoCAD para o EPANET. Ele é capaz de importar automaticamente as principais propriedades dos elementos, provendo amplamente as informações requeridas para a construção da rede.
EPANET Tools é uma coleção de ferramentas gratuitas da empresa  Zonun Solutions que provê varios recursos para se trabalhar com o EPANET como conversão de dados do Google Earth, shapefile ou gpx (GPS) e Excell.


O Curso de EPANET desenvolvido pela SANOVAuma empresa especializada em serviços relacionados à modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água para as companhias de saneamento brasileiras é voltado para profissionais e técnicos que trabalham na área do saneamento e tem como objetivo a elevação na qualidade dos serviços prestados no setor, com foco na redução de perdas e eficiência energética. Além da modelagem hidráulica, a SANOVA oferece estudos de redução de perdas de água e otimização do consumo de energia elétrica dos sistemas elevatórios, com base no modelo hidráulico, além de outros projetos, cursos e treinamentos técnicos para o setor de saneamento.
A Capacitação em Modelagem e Simulação Hidráulica para Sistemas de Abastecimento de Água é realizado na UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça – SC com turmas regulares (verifique as datas dos próximos cursos) ou atende também as Companhias Municipais ou Concessionárias de Tratamento e Distribuição de Água com cursos in company e suporte especializado.