Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sexta-feira, abril 27, 2012

QGIS - Trabalhando com imagens com a ferramenta GDAL Tools


Eu publiquei no Grupo QGIS Brasil um pequeno tutorial sobre como trabalhar com imagens SRTM usando o GDAL Tools.
O MDE (Modelo Digital de Elevação) produzido pela Missão Topografia por RADAR do Ônibus Espacial (SRTM) produziu um modelo digital do relevo da Terra com resolução espacial de 90x90m (originalmente foi levantado em 30x30m e reamostrado para 3 arcos de segundos ou 90 metros, o que acarretou uma perda significativa da informação e precisão dos dados, que não podem ser recuperados por nenhum método computacional).
O tutorial demonstra como realizar as seguintes tarefas:
  1. Transformar o MDE para coordenadas planas;
  2. Extrair as curvas de nível;
  3. Derivar a declividade;
  4. Gerar um relevo sombreado (imagem textural em "alto relevo");
  5. Fatiar as faixas de altitude (hipsometria).
O complemento GDAL Tools aparece no QGIS como o Menu > Raster, se não estiver aparecendo entre no Menu > Complementos > Gerenciar Complementos e ative o GDAL Tools.

sábado, abril 14, 2012

QGIS Cloud Hosting

QGIS chegou nos nuvens, com um novo serviço desenvolvido pela SourcePole.com agora é possivel publicar seus mapas na Web diretamente do seu desktop!
A Sourcepole é uma empresa suiça especializada em Linux e Soluções Abertas, e criou um plugin (complemento) para publicar mapas na Web a partir do QGIS, e a hospedagem é gratuita.
Instale já o complemento no QGIS e publique seus mapas no QGIS Cloud Hosting.

segunda-feira, abril 09, 2012

Cartas Topográficas do Paraná

Estou postando novamente, para dar mais destaque, para quem ainda não havia encontrado o link na postagem sobre Cartas Topográficas:
"Nesta área encontram-se disponíveis Cartas Topográficas Rasterizadas, em formato TIFF e/ou JPG, não georreferenciadas,  com exceção da escala 1:250.000 que possui dados vetoriais georreferenciados, no formato DWG. As cartas estão organizadas por escala e Mapa Índice (MI).Ressalva-se que o acervo em formato digital das escalas 1:100.000 e 1:50.000 não se encontram completos, todavia, o ITCG busca atualizar os mesmos assim que possível."
Acessehttp://www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51
O conteúdo está disponível de forma gratuita, devendo-se sempre respeitar os direitos autorais e citar a fonte em todos os trabalhos em que se utilizarem essas bases.

quarta-feira, abril 04, 2012

Módulo de Análise Espacial SEXTANTE no QGIS

É com imensa satisfação que eu posto essa notícia, pois faz muito tempo que eu esperava poder usar as excelentes ferramentas do módulo de análise espacial SEXTANTE (Sistema Extremeño de Análisis Territorial) no Quantum GIS.
Isso significa que teremos agora uma Toolbox de Análise Espacial no QGIS que agrega vários módulos, alguns já disponíveis como complementos individuais nele:
  1. fTools (27 algoritmos) - Desenvolvido por Carson Farmer, vem integrado ao QGIS e permite executar diversas tarefas de análise e gerenciamento vetorial (menu vetor do QGIS);
  2. MMQGIS (7 algoritmos) - Complemento de processamento vetorial, que traz entre outras, uma ferramenta de geocodificação usando a API da Google ou baseado em uma camada de eixos de logradouros (mapa de arruamentos), ainda fora da toolbox;
  3. SEXTANTE - a spatial data analysis library - Desenvolvido por Victor Olaya, por enquanto traz apenas o Modeler (model builder - criador visual de macros, sem precisar escrever scripts) e o Scripts (shell de comando para executar scripts em modo texto).
  4. SAGA - System for Automated Geoscientific Analysis (227 algoritmos) - é um conjunto de algoritmos para processamento e análise espacial, em especial para as análises de terreno e hidrológicas e uma dos mais antigos SIG open source.
  5. GRASS GIS - The World Leading Free Software GIS (173 algoritmos) - o Geographic Resources Analysis Support System é o mais antigo e completo SIG open source, que já estava integrado ao QGIS como um plugin que dava acesso aos poderosos módulos de análise espacial.
  6. R Statistical Computing (8 algoritmos) - o R é um poderoso programa de estatística, com centenas de recursos analíticos.
Já existia uma toolbox a QGIS Processing Framework que pretendia fornecer o acesso aos módulos do SAGA e da Orfeo ToolBox - OTB, mas eu só tinha conseguido usar essa ultima no QGIS.
  1. ORFEO Toolbox (OTB) open source library of image processing algorithms - É um conjunto de algoritmos de processamento digital de imagens, que também pode ser usado pelo programa Monteverdi que vem junto no instalador OSGeo4W (para instalação automatizada no Sistema Windows) e traz diversas ferramentas, de uma simples composição RGB, filtros e razões de bandas até a Classificação Automática de Imagens por métodos SVM, K-Means e SOM (Self-Organizing Map).
  2. SAGA;
  3. The Visualization Toolkit (VTK) is an open-source, freely available software system for 3D computer graphics, image processing and visualization - biblioteca de visualização gráfica 3D, utilizada pelo programa Paraview de análise e visualização de dados, inclusive 3D.
  4. LAStools: converting, filtering, viewing, gridding, and compressing LIDAR data - para manipulação de dados de Escaneamento a LASER - LIDAR.
- Uma observação importante é os programas SAGA, GRASS e R precisam estar instalados no computador e os caminhos do sistema (System Paths) devem  estar devidamente configurados, porque o QGIS aciona esses programas externos por meio do complemento das Toolbox enviando os dados para esses programas e recebendo de volta os resultados. 


Se você não sabe como acrescentar o repositório <http://plugins.qgis.org/plugins/plugins.xml> ao Plugin Installer para adicionar o complemento SEXTANTE ao QGIS o Anderson Medeiros fez um pequeno tutorial:
Blog do Anderson Medeiros : COMO INSTALAR O SEXTANTE NO QGIS

segunda-feira, abril 02, 2012

Visible Geology - Google Chrome App





Visible Geology é um aplicativo para o navegador Google Chrome desenvolvido por Rowan Cockett, aluno de graduação de Geologia de Engenharia na Universidade de Calgary, no Canadá.
Havia muitas atividades de classe que envolviam visualizações, por exemplo, planos de falha, cortes de estrada, e cálculos de volume. Rowan escreveu algumas implementações simples em MATLAB, e depois foi se aprimorando, tornando o aplicativo um ambiente Web interativo e imersivo.
Um excelente recurso para aulas de Geologia, permitindo trabalhar com um modelo 3D onde é possível simular as camadas estratigráficas, impor falhamentos e dobramentos, modificar a topografia com vales e depressões, gerar intrusões de diques e domos salinos, etc...



Outro aplicativo muito útil para alunos de Geologia é o programa OpenStereo, desenvolvido pelos professores do IGc-USP, Ginaldo Campanha e Carlos Grohmann, é open source e foi desenvolvido com as bibliotecas matemáticas da linguagem de programação Python.
É uma ótima alternativa ao antigo programa StereoNet, usado para plotar planos e polos de falhas e dobras, além de rosetas com direções de medidas.