Postagens

Mostrando postagens de Março, 2013

Esri Geoportal Server - a alternativa open source para publicação de mapas na Web da ESRI.

Imagem
Esri Geoportal Server é um produto livre,de código aberto, que permite a descoberta e uso de recursos geoespaciais, incluindo conjuntos de dados (datasets), rasters, e Web Services.
Ele auxilia as organizações a gerenciarem e publicarem metadados para os seus recursos geoespaciais que levam os usuários a descobrirem e se conectarem a esses recursos.
O Geoportal Serversuporta uma central de informações padronizadas e aplicações de descoberta de metadados.
Com Esri Geoportal Server , você pode:
Reduzir o tempo e a redundância na produção de dados, ligando dados geoespaciais e produtores de serviços com os consumidores.Manter a integridade de dados, permitindo que as organizações compartilhem facilmente a versão autorizada de dados entre seus usuários.Permitir facilmente a pesquisa e descoberta de dados geoespaciais existentes e serviços, permitindo aos usuários criarem e gerenciarem as descrições de seus recursos geoespaciais e suportando o uso facilitado de sofisticadas tecnologias de desc…

Landsat Data Continuity Mission (LDCM)

Imagem
Lançado em 11 de fevereiro de 2013 com sucesso, o novo satélite da série Landsat, adquiriu a primeira imagem em 18 de março de 2013.
As operações normais do LDCM estão programadas para começar no final de maio de 2013, depois que os instrumentos forem calibrados e a plataforma for totalmente checada.
Nesse momento, a NASA vai entregar o controle do satélite para o Serviço Geológico dos EUA (USGS), e o satélite será renomeado para Landsat 8.
A bordo do Satélite (Plataforma Orbital) estão dois Sensores (Imageadores):
Operational Land Imager (OLI) -  com bandas (8) espectrais no Visível, Infravermelho Próximo e Ondas Curtas, com 30 metros de resolução espacial (tamanho do pixel = área no terreno) e uma banda Pancromática de 15 metros de resolução espacial.Thermal Infrared Sensor (TIRS) - duas bandas espectrais no Infravermelho Termal, adquiridas com resolução espacial de 100 metros, mas que serão reamostradas para 30 metros para serem distribuídas (na mesma resolução das Imagens Multiespectr…

XV SBGFA - Julho de 2013

Imagem

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Como tem muitas pessoas colocando dúvidas nos comentários na postagem sobre o Garmin BaseCamp, vou colocar um pequeno tutorial de como inserir imagens (mapas escaneados ou imagens de satélite) nos receptores GPS (eTrex30, GPSMap62, Dakota e Oregon) que aceitam os mapas personalizados Custom Maps™:

No Google Earth, localize a área que você quer salvar e gera a imagem {Arquivo > Salvar > Salvar Imagem}, lembrando que no GE comum você terá que gerar tiles (recortes) e fazer mosaico deles para ter a área toda em boa resolução (dependendo da dimensão da área a ser salva). No Google Earth Pro você pode salvar uma única imagem da área toda em alta resolução (não precisa ficar dando muito zoom). Uma dica importante é criar um quadro (com a ferramenta de criar polígono) delimitando a área a ser salva, deixando sem preenchimento e com a linha fina, ela será salva na imagem e permitirá ser usada de guia para ajustar a Superimposição da Imagem;Agora você vai no menu {Adicionar > Superimpo…