Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sábado, abril 06, 2013

Opus SIG: SEXTANTE no Quantum GIS - instalação e configuração no Windows 7


Muitas pessoas ainda tem dificuldade em configurar corretamente as ferramentas acopladas pelo SEXTANTE ao QGIS e por isso não conseguem aproveitar esse poderosíssimo recurso.
O português Andre Mano, redator do blog Opus SIG escreveu um tutorial para ajudar quem ainda não conseguiu ativar esse 'toolbox' de processamentos e análises espaciais do QGIS:
O SEXTANTE é mais um exemplo das vantagens do Open Source: integra numa única biblioteca algoritmos de análise de vários projectos - também eles de código aberto - GRASSSAGAGDALORFEOTAUDEM entre outros.
A biblioteca SEXTANTE é disponibilizada através de um plugin escrito em Python que dá acesso a mais de 500 funçõesAlgumas dessas funções são redundantes no sentido em que o próprio QGIS já as disponibiliza nativamente ou através de plugins já existentes, especialmente as funções baseadas na biblioteca GDAL ou os módulos GRASS. Não obstante existem muitas outras para as quais não havia solução nativa no QGIS.
Contudo, para se ter acesso a algumas dessas funções, nomeadamente os algoritmos GRASS, SAGA, ORFEO Toolbox, R e TAUDEM, é necessário instalar estes programas à parte e indicar as directorias onde estão instalados para que o plugin possa evocar essas funções. Por outras palavras, o plugin SEXTANTE apenas faz a ligação entre o QGIS e o software que integra o algoritmo que queremos usar.
O conjunto de instalações e configurações necessárias para ter o plugin SEXTANTE a funcionar a 100% é um pouco labiríntico e não existe - que eu tenha encontrado - documentação suficientemente clara sobre os passos a dar. Por isso mesmo aqui fica um guia para configuração do plugin SEXTANTE válido para sistemas operativos Windows 7, fruto de algumas tentativas e erro e de contributos do Giovanni Manghi da Faunalia e do colega Filipe Silva Dias.
Leia o artigo completo, com o tutorial de como fazer a configuração das ferramentas do SEXTANTE no QGIS no blog Opus SIG do Andre Mano {http://opussig.blogspot.com.br/2012/07/guia-de-instalacao-de-sextante-para.html}.

sexta-feira, abril 05, 2013

The Stanford Geostatistical Modeling Software (SGeMS)

O Programa de Modelagem Geoestatística de Stanford (SGeMS) é um pacote de computador de código aberto para a solução de problemas que envolvem variáveis espacialmente  ​​relacionadas.
Ele fornece aos praticantes de geoestatística uma interface amigável, uma visualização 3-D interativa, e uma grande variedade de algoritmos.

A Editora da Universidade de Cambridge publicou o livro Applied Geostatistics with SGeMS que você pode adquirir em livrarias e pode baixar o CD com a base dados gratuitamente no próprio site do SGeMS {http://sgems.sourceforge.net}.
Outra fonte excelente e gratuita é o Open File Report publicado pelo Ricardo Olea, da USGS:
Olea, R.A., 2009, A practical primer on geostatistics: U.S. Geological Survey Open- File Report 2009-1103, 346 p. [http://pubs.usgs.gov/of/2009/1103/].