Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sexta-feira, maio 24, 2013

User-friendly Desktop Internet GIS - uDig versão 1.4

A Comunidade do uDig tem a satisfação de anunciar o lançamento da versão do uDig 1.4.0.

uDig - Um  Framework GIS para Eclipse

uDig é um framework para aplicações desktop,  open source (EPL and BSD), construida com a tecnologia Eclipse Rich Client (RCP).
  • Ele pode ser usado como um aplicativo independente;
  • Pode ser extendido com plugins RCP;
  • Pode ser usado como complemento em uma aplicação RCP preexistente.
A versão 1.4.0 traz como novidades:
  1. Uma nova licença dual BSD / EPL license;
  2. GeoScript editor, permitindo usar scripts diretamente do aplicativo;
  3. Document View, para trabalhar com attachments e hotlinks;
  4. Nova grade de decoração do mapa, suportando Sistemas de Referência de Coordenadas métricos;
  5. WMS 1.3.0 é agora carregado por padrão;
  6. Baseado no GeoTools 9.0-Mo
  7. O SDK é uma plataforma completa (não é mais preciso fazer o download do Eclipse).

Livro: Geoestatística, Conceitos e Aplicações

"... leitura essencial para todos aqueles que procuram na Geoestatística um conjunto de instrumentos para resolver problemas concretos na gestão de recursos naturais. [...] Geoestatística: conceitos e aplicações [tem] um forte componente pedagógico, conferindo a todos os temas abordados uma clareza de exposição e uma grande preocupação com os detalhes dos formalismos matemáticos e algoritmos. - Prof. Dr. Amilcar Soares - Diretor do Centre for Natural Resources and Environment (Cerena) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.
...
O livro aborda amostragem, inferência espacial e natureza das variáveis aleatórias; cálculo e modelagem de variogramas experimentais; técnicas geoestatísticas de estimativa e interpolação para variáveis aleatórias contínuas e discretas; coestimativas geoestatísticas; e simulação estocástica.
Geoestatística destina-se a estudantes de Geologia, Geofísica, Engenharia de Minas, Agronomia, Oceanografia e Engenharia Florestal, assim como para profissionais e pesquisadores envolvidos na análise de dados geológicos ou georreferenciados."

domingo, maio 12, 2013

Atualização das bibliotecas geoespaciais GDAL/OGR - versão 1.10

As bibliotecas GDAL (Geospatial Data Abstraction Library) e OGR (Simple Features Library - o nome veio de OpenGIS Simple Features Reference Implementation, mas não foi aprovado como padrão OpenGIS da OGC), são bibliotecas em C++ para tradução de dados no formato raster e vetor, tendo como características principais a licença "Open Source" (código aberto), suporte a diversos formatos de imagens e possibilidade de utilização de seus aplicativos através de linhas de comando.
É mantida por Frank Warmerdam e seus arquivos fonte estão disponíveis em http://www.gdal.org para download gratuito, encontrando-se atualmente na versão 1.10.
A biblioteca GDAL/OGR  é distribuída sob os termos da Licença X11/MIT.
Destina-se a dar-lhe permissão para fazer o que quiser com o código fonte do GDAL: baixar, modificar, redistribuir como quiser, incluindo a construção de software comercial proprietário, sem a permissão de Frank Warmerdam, da Fundação OSGeo ou qualquer outra pessoa.
Elas são responsáveis, no QGIS pela leitura e gravação dos diversos formatos raster (grid / matricial) e vetorial, além de ferramentas para manipulação e edição de imagens e transformações de Coordenadas.
Graças à biblioteca GDAL tem-se disponíveis no QGIS, ferramentas para:
  • Georreferenciar Imagens;
  • Interpolação de Dados;
  • Mudar ou Fixar Projeções e Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC) de Imagens;
  • Converter formato de arquivos ou de tipo de formato (raster <>vetor);
  • Recortar Imagens e extrair curvas de nível;
  • Fazer Análises de Terreno (relevo, declividade, direção de vertentes);
  • Fazer mosaico de cenas de imagens de satélite ou empilhamento de bandas (junção das bandas espectrais em uma cena única).
*Por enquanto, ainda não está disponível a atualização para o QGIS, nem pelo instalador avançado do OSGeo4W.

quinta-feira, maio 09, 2013

OpenJUMP - The Java Unified Mapping Platform GIS

A mais recente versão, 1.6.2 foi lançada em 23 de abril de 2013.
O OpenJUMP é um SIG escrito em JAVA, portanto, pode ser rodado em vários Sistemas Operacionais, usando a Máquina Virtual JAVA (JRE - Java Runtime machine).
Tem diversas ferramentas para edição de vetores e análise de qualidade, verificação de geometrias, validação topológica e ferramentas de CAD (desenho assistido por computador).
Extensível através de plugins Java, tem drivers para PostGIS e Spatialite (Serviços de Banco de Dados Espaciais local e de Servidor).
Acessehttp://openjump.org

quarta-feira, maio 08, 2013

Whitebox Geospatial Analysis Tools 2.0 (Java)

Desenvolvido pelo Professor John Lindsay, da Universidade de Guelph - Ontário /Canadá.
O Whitebox GAT (Geospatial Analysis Tools) é um programa de análises espacial e de terreno , agora totalmente reescrito em JAVA, o que faz dele uma ótima alternativa para ser usada em Sistemas Mac OSX.Uma vez que o SAGA-GIS não possui uma versão própria para os computadores da Apple, o que impossibilita dele ser usado no SEXTANTE do QGIS como conjunto de ferramentas para Análise Espacial.
O Whitebox GAT é um projeto Open Source, extensível pelas linguagens Java/Python e que traz ferramentas de Análise Espacial, Análise de Terreno e Processamento de Imagens.
A versão 2.0 traz muitas novidades, como suporte a exibição de vetores no formato shapefile, novas ferramentas e uma interface melhorada.
Outra vantagem é que o programa é portátil e não precisa ser instalado (precisa ter a Máquina Virtual Java instalada no computador).
Acessehttp://www.uoguelph.ca/~hydrogeo/Whitebox/index.html