Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

segunda-feira, setembro 29, 2014

Azimuth and Distance Calculator - gerar memorial descritivo a partir da poligonal

Azimuth and Distance Calculator é um complemento para o QGIS que gera o Memorial Descritivo de uma Poligonal.
É o inverso de outro complemento, o Azimuth and Distance que gera uma Poligonal a partir de um ponto de amarração (marco de coordenadas conhecidas), azimutes e distâncias desde esse ponto.
 Azimuth and Distance Calculator

IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias - Botucatu / SP.

 IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias

quinta-feira, setembro 25, 2014

Alternativa ao OpenLayers no QGIS: ArcGIS Online

O grupo de usuários do QGIS da Irlanda publicou um método para adicionar o ArcGIS Online global raster basemap no QGIS para usar como uma alternativa ao complemento OpenLayers (que muitos tem relatado problemas no uso dele):
Dos serviços Servidores de Mapas da ESRI, que usam os padrões Representational State Transfer (REST) e Simple Object Assess Protocol (SOAP).
Vetores com camada base do ESRI World Imagery via Terminal Python.
Basta copiar e colar o seguinte código no Terminal do Python no QGIS e pressionar Enter (Complementos – Terminal Python):
qgis.utils.iface.addRasterLayer("http://server.arcgisonline.com/ArcGIS/rest/services/World_Imagery/MapServer?f=json&pretty=true","raster")
Ao contrário de imagens baixadas pelo plugin OpenLayers o mapa base ESRI World Imagery é um raster verdadeiro, que tem atributos que são totalmente editáveis, por exemplo, o brilho, modo de mistura e transparência podem ser ajustados.
ESRI World Imagery também podeser impresso em uma resolução muito alta com outras camadas QGIS no mapa e sem deslocamento em relação a outras camadas, um problema evidente com o OpenLayers que não usa reprojeção "On the Fly" e só imprime camadas Google e do Bing em uma resolução baixa. É um mapa com base aérea ideal.

Referência para consulta: http://hub.qgis.org/wiki/17/Arcgis_rest

*Essa postagem é uma tradução da publicação original (indicada pelo blog QGIS UK User Group) da postagem do Ireland QGIS User Group Blog, acesse:

quarta-feira, setembro 24, 2014

Liberando os dados SRTM com 1 arcseg - 30x30m

Presidente Obama anuncia novas ações para fortalecer a resistência Global às mudanças climáticas.

Liberando poderosos novos dados para permitir o planejamento para a resiliência

Para capacitar as autoridades locais para planejar melhor os impactos das mudanças ambientais graves, como seca, recuo glacial, inundações, deslizamentos de terra, tempestades costeiras, salienta agrícola e desafios relativos a saúde pública, hoje a National Aeronautics Space Administration (NASA), Agência Nacional de inteligência geoespacial (NGA) e o US Geological Survey (USGS), como parte de um compromisso contínuo para abrir dados e partilha através do Grupo Intergovernamental sobre observações da terra de dados internacionais, irá lançar uma coleção de conjuntos de dados de elevação de alta resolução para a África.
Conjuntos de dados, abrangendo outras regiões globais serão disponibilizados no prazo de um ano, com o próximo lançamento de dados, fornecendo informações mais precisas de elevação para México, América Central e do Sul, e o Caribe.
Até agora, dados de elevação para África foram livremente e publicamente disponíveis apenas na resolução de 90 metros.
Os conjuntos de dados a ser lançados hoje e no decurso do próximo ano — que são baseados em dados coletados por sensores desenhado por uma parceria internacional e transportadas em ônibus espacial dos EUA — resolver a 30 metros e será usado em todo o mundo para melhorar ambiental monitoramento, pesquisa de mudança climática incluindo avaliações de impacto da subida do nível do mar e o suporte de decisão local.
Esses conjuntos de dados estão sendo disponibilizados através de uma interface fácil de usar no site de Earth Explorer do USGS.
Com o compromisso da Fundação mundo seguro e em colaboração com o Comité sobre satélites de observação da terra, USGS, NOAA e NASA planejam oferecer oficinas regionais e treinamentos on-line para permitir mais usuários tirar proveito desses recursos de dados.
http://www.usgs.gov/blogs/features/usgs_top_story/enhanced-elevation-data-to-sharpen-global-focus-on-climate-issues
Land cover data from the Landsat 8 satellite combined with enhanced SRTM 30-meter data makes a much improved map in three dimensions along Senegal-Guinea border. USGS, 2014.

sábado, setembro 13, 2014

QGIS para Universidades e Colégios Técnicos

Desenvolvemos Cursos de QGIS e outros programas de SIG e PDI livres tanto presencial na cidade de São Paulo - SP como treinamento In Company para Empresas privadas e Instituições públicas.
Também temos o projeto de levar esses Cursos de QGIS para Universidades, Institutos Tecnológicos e Colégios Técnicos, com aulas para grupos formados por Professores, estudantes de Pós-Graduação e Estudantes de graduação, tecnologia e cursos técnicos.
Nossos mais recentes trabalhos foram com a UFMS - Universidade Federal de Santa Maria e o Colégio Politécnico no Rio Grande do Sul e na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.



terça-feira, setembro 09, 2014

Plataformas de Aprendizagem Online

Para quem gosta de cursos online para aprendizagem de SIG, essas são ótimas opções totalmente gratuitas:

  1. Curso de QGIS



IGET - India Geospatial Education and Training.

GST 101 - Introduction to Geospatial Technology Using Quantum GIS


  1. Curso de R - Project for Statistical Computing



OpenIntro - educational materials that are open and innovative.

*Copiar conteúdo de forma integral é crime e antiético, além de falta de (bom) caráter.
Se quiser publicar a notícia em seu blog, é obrigatório citar a fonte, o autor e colocar o link para a postagem original.
Respeite os direitos dos outros para que seus direitos sejam respeitados.