Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2014

Landsat 8 Photoshop Tutorial

Imagem
Tutorial feito por Tom Patterson destinado para criadores de mapas e ilustradores poderem criar imagens coloridas com as Imagens do Landsat 8. Neste tutorial, se discute onde conseguir e como fazer cenas Landsat 8 no Adobe Photoshop (em inglês). O foco está na criação de imagens de cor natural, similares ao que veria um astronauta olhando para a terra.

Especificação Técnica de Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG)

Imagem
FINALIDADE Definir os padrões a serem observados na elaboração de produtos de conjuntos de dados geoespaciais vetoriais e matriciais.

Os produtos de conjuntos de dados abordados nesta especificação estão definidos nos quadros de 4.3 a 4.7, do Plano de Ação para Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (CONCAR, Brasil, 2010, p. 73 a 77).



Normas, Padrões e Especificações Técnicas do Sistema Cartográfico Nacional (SCN) para a INDE

Mapa Digital da Cidade (MDC) de São Paulo

Imagem
Mapa Digital da Cidade (MDC) de São Paulo.O Mapa Digital da Cidade (MDC), foi aperfeiçoado para facilitar o acesso e a utilização das informações cartográficas da Cidade de São Paulo pelo público, em especial por engenheiros, arquitetos, urbanistas e demais profissionais que atuam no planejamento e desenvolvimento urbano do município.

Como parte do projeto SIG-SP, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano vem investindo em ferramentas que melhorem a qualidade de acessos aos seus serviços permitindo que mais cidadãos acessem suas informações e participem da gestão municipal.

O novo sistema está mais rápido e é compatível com os principais navegadores: Internet Explorer, Safari, Google Chrome e Firefox. A partir de agora também é possível obter arquivos em formato SHP e KMZ por região da Cidade (Distrito). O acesso agora é 24h, permitindo assim que suas ferramentas sejam utilizadas sem limitações.

Dados SRTM de 30 metros de resolução espacial gratuitos

Imagem
Dados do SRTM, X-SAR (30 x 30 metros) disponíveis gratuitamente!Para baixar gratuitamente os dados da Agencia Espacial Alemã (DLR), primeiro é preciso entrar no site e se registrar.

Os dados SRTM X-SAR DEM (Modelo Digital de Elevação por Interferometria por Radar, na banda X) e dados de HEM (Modelo de Erro Altimétrico) estão disponíveis para download sem custo no Servidor FTP do DLR (ftp://taurus2.caf.dlr.de), no Centro de Dados de Sensoriamento Remoto Alemão. Após o registro no site da DLR, você receberá um e-mail com um login e senha para acesso ao FTP (expira em 24 horas). Uma descrição do formato dos dados, bem como informações adicionais sobre a missão SRTM pode ser obtida através do site da DLR SRTM. Os dados SRTM DEM e HEM foram empacotados em arquivos ZIP individuais, cada um cobrindo uma área de 10° em 10°. Onomedoarquivo ZIP indicaascoordenadasesquerdainferiordaáreaabrangidapelo respectivo arquivo ZIP. No FTP também estão acessíveis Screenshots das cenas bem como arquivos KML (Goo…

Mapa de desenvolvimento do QGIS

Imagem
A proposta que está sendo discutida pelos Desenvolvedores do Projeto QGIS é de lançar uma Versão de Longa Duração (Long Term Release - LTR). Segundo a agenda de lançamentos para o ano que vem, essa versão LTR será a 2.8, a ser lançada em 20 de fevereiro de 2015. Com isso teremos uma versão que terá duração de um ano (ao lado da que é lançada com intervalos de 4 meses). Isso facilitará a criação da Documentação atualizada e de materiais de Treinamento para serem usados em Universidades e cursos livres. Agenda de LançamentosData Evento 31.10.2014 A versão 2.6 foi lançada 23.01.2015 A versão 2.7 será paralisada 20.02.2015 A versão 2.8 é lançada (LTR) 22.05.2015 A versão 2.9 será paralisada 26.06.2015 A versão 2.10 é lançada 26.09.2015 A versão 2.11

Curso presencial de QGIS em São Paulo

Imagem
Maiores informações acesse:http://www.geosaber.com.br

Cursos na sua Empresa ou Universidade
Cursos in Company

Lançamento do QGIS 2.6 'Brighton'.

Imagem
Temos a satisfação em anunciar que a nova versão QGIS 2.6 - 'Brighton' acaba de ser lançada.
Já estão disponíveis os instaladores (binários) para os Sistemas Windows, Linux e Mac OSX.
http://qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.htmlA tradução para português do Brasil foi concluída com 99% (faltaram apenas 13 strings).
Obrigado à equipe da Comunidade QGIS Brasil.
http://qgisbrasil.orgO guia do usuário é da versão 2.2, mas que está adequada para todas as versões 2.x.
Existem diversos tutoriais e estudos de caso disponíveis tanto no site oficial QGIS.org quanto no da Comunidade QGISBrasil.org
Para conhecer as novidades você pode instalar a versão nova e também acompanhar a Lista de Mudanças (em inglês) publicadas pelo Tim Sutton (QGIS-PSC):
http://changelog.linfiniti.com/qgis/version/2.6.0 Open Source significa colaboração, uma forma de se fazer algo com a participação de todos para fazer que isso se torne melhor para todos.
Junte-se à Comunidade QGIS Brasil e colabore para tornar a expe…