Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

sábado, janeiro 24, 2015

Ícones do QGIS

Procurando pelos ícones das ferramentas do QGIS para ilustrar sua apostila de tutorial?
QGIS Icons

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Geoportal IGC-SP

GeoPortal IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo.

Ortofotos, cartas topográficas e mapas temáticos do estado de São Paulo.
Geoportal IGC

Alternativa ao OpenLayers no QGIS

O grupo de usuários do QGIS da Irlanda publicou um método para adicionar o ArcGIS Online global raster basemap no QGIS para usar como uma alternativa ao complemento OpenLayers (que muitos tem relatado problemas no uso dele):
- Dos serviços Servidores de Mapas da ESRI, que usam os padrões Representational State Transfer (REST) e Simple Object Assess Protocol (SOAP).
Basta copiar e colar o seguinte código no Terminal do Python no QGIS e pressionar Enter (Menu Complementos – Terminal Python):
qgis.utils.iface.addRasterLayer("http://server.arcgisonline.com/ArcGIS/rest/services/World_Imagery/MapServer?f=json&pretty=true","raster")
Ao contrário de imagens baixadas pelo plugin OpenLayers o mapa base ESRI World Imagery é um raster verdadeiro, que tem atributos que são totalmente editáveis, por exemplo, o brilho, modo de mistura e transparência podem ser ajustados.
O ESRI World Imagery também pode ser impresso em uma resolução muito alta com outras camadas QGIS no mapa e sem deslocamento em relação a outras camadas, um problema evidente com o OpenLayers que não usa reprojeção "On the Fly" e só imprime camadas Google e do Bing em uma resolução baixa. É um mapa com base aérea ideal.
Referência para consulta: http://hub.qgis.org/wiki/17/Arcgis_rest
*Essa postagem é uma tradução da publicação original (indicada pelo blog QGIS UK User Group) da postagem do Ireland QGIS User Group Blog, acesse:

terça-feira, janeiro 13, 2015

Documentação da Biblioteca de Módulos do SAGA-GIS

SAGA-GIS Module Library Documentation (v2.1.4)

Página que traz a descrição (em inglês) de todas as Bibliotecas (Funções) dos Módulos do programa SAGA-GIS.
SAGA Documentação
Futuramente, esses módulos serão traduzidos para o Português do Brasil junto da documentação do QGIS.
Já estamos com 98% do QGIS v2.8 (GUI - Interface com o Usuário), completa.

quarta-feira, janeiro 07, 2015

SRTM 30 metros

Já estão disponíveis para baixa no site EarthExplorer, da USGS, os Modelos Digitais de Elevação do SRTM com resolução espacial de 30 metros.
São os dados originais de Interferometria por RADAR levantados pela Ônibus Espacial Endeavour em 2000, e que agora estão disponíveis para o território brasileiro.
No exemplo, o Reservatório do Rio Jacareí, pertencente ao Sistema de Abastecimento Cantareira em Bragança Paulista - SP.