Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2010

QGIS 1.4.0 'Enceladus'

Nasce uma lua nova: Enceladus (sexta maior lua de Saturno) a versão 1.4 do Quantum GIS (desenvolvimento), lembrando que a ultima versão estável (Long Term Suport - LTS) ainda é a 1.0.2 "Kore". Quem usa o Windows (XP ou 7) pode baixar a versão Stand-Alone ou o instalador OSGeo4W.exe (para quem quiser usar o GRASS junto com o QGIS).
A nova versão do QGIS foi lançada em 10/01/10 e traz mais de 200 correções e 30 novas feições.
Acesse:QGIS.org

Para curso de capacitação em Geoprocessamento (com o QGIS e outros SIG's) acesse: http://www.geosaber.com.br

Geographic Magnetic Calculator

Geographic Magnetic Calculator é uma ferramenta (freeware) que permite determinar as Coordenadas UTM e a Declinação Magnéticacorrespondentes a uma localização geográfica (latitude/longitude). Você pode entrar com as coordenadas tanto UTM (leste, norte e zona) ou geográfica (graus e minutos decimais) ou ainda clicar no mapa mundi diretamente que ele faz a conversão de coordenadas e dá a declinação magnética para a data que você entrar.
Acesse:http://www.resurgentsoftware.com/geomag.html

Outra opção é o programa ProGriD (antigo TCGEO) do IBGE que faz a transformação de coordenadas entre os sistemas de referência oficiais em uso no Brasil: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000.
Acesse:ftp://geoftp.ibge.gov.br/programa/Transformacao_de_Coordenadas/ProGriD_instala.zip

O IBGE e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- EPUSP, geraram um Modelo de Ondulação Geoidal com uma resolução de 10' de arco e desenvolveram o Sistema de Interpolação de Ondulação Geoidal - MAPGEO2004. Através dess…

Sistema de Suporte a Decisão para Gestão de Água Urbana – URBSSD

"O Sistema de Suporte a Decisão para Gestão de Água Urbana – URBSSD é um software que permite elaborar estratégias preventivas em bacias urbanas. Enchentes e deslizamentos, que acontecem principalmente em épocas de chuvas, podem ser minimizados se os administradores públicos tiverem em mãos ferramentas que os auxiliem a prever cenários futuros e a tomarem decisões mais precisas. Utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) o engenheiro Sidnei Ono desenvolveu uma metodologia que permite ações preventivas em regiões de risco." (Fonte: Agencia USP de Notícias)
Para saber mais acesse o site do Projeto Cabuçu de Baixo.