Conhecimento util

Se você estiver interessado em SIG (Sistema de Informações Geográficas, ou como também estão sendo chamados os programas de geoprocessamento na atualidade), pode encontrar bons programas gratuitos listados no site http://www.freegis.org/ que é o ponto de partida para o mundo do geoprocessamento livre (estranhamente optaram por traduzir freeware como programa livre ou "software" livre, ao invés de simplesmente programa gratuito, talvez porque isso dê um ar de sociedade secreta, cheia de filosofias ocultas...).
Para facilitar, vou dar uma listagem de alguns mais completos, que rodam em Windows (Linux tbm, é claro) e tem funções de análise raster e/ou vetorial:
SPRING: http://www.dpi.inpe.br/spring bem completo, mas estruturado como BD geográfico o que pode representar dificuldade para quem está acostumado com sistemas do tipo CAD.
Quantum GIS ou QGIS: http://qgis.org um ótimo programa, com algumas funções de edição e porta de entrada para quem estiver interessado em usar o GRASS mas não sabe instalá-lo no Windows. Além das ferramentas do GRASS que permitem fazer inúmeras análisas com raster, permite salvar em formato do MapServer e tbm tem conexão com o PostGIS.
Kosmo: http://www.saig.es/pt/kosmo.php bem interessante, baseado em diversas ferramentas livres tem bastante funções como ferramentas de geoprocessamento. Tem uma versão brasileira Kosmo-BR no site http://www.territoriolivre.net/kosmo
GVSIG: http://www.gvsig.gva.es precursor do Kosmo, e que assim como ele nescessita do JRE (Java Runtime Enviroment) para rodar.
GRASS: http://www.grass.itc.it um dos mais antigos programas de SIG, e dos mais completos tbm, só agora rodando em Windows de forma nativa e satisfatória. Existe tbm uma versão feita sobre a plataforma Java, com ferramentas voltadas á análise hidrologica e geomofologica, bastante funcionais: JGRASS: http://www.jgrass.org que se fundiu com o projeto UDIG.
uDIG: http://udig.refractions.net "Desktop Internet GIS" amigável porém limitado em funcionalidades
MapWindow: http://www.mapwindow.com é um visualizador de dados espaciais "customizavel", com plug-ins de análise hidrologica e geoprocessamento vetorial.
SAGA: http://www.saga-gis.uni-goettingen.de/html/index.php programa modular recheado de ferramentas de análise e geoprocessamento.
Savane GIS ou SAVGIS: http://www.savgis.org bem completo, mas somente para Windows, e nescessita de uma free license para ser usado que pode ser obtida através de e-mail. É o unico multiusuário.
OSSIM: http://www.ossim.org para quem precisa de programa para processamento digital de imagens.
Tenho uma lista com mais uns 20 pequenos programas e ferramentas, mas a maioria pode ser encontrada no site FreeGIS por isso não colocarei aqui.
E lembre-se que antes de optar pela pirataria (que é crime) busque alternativa nos programas gratuitos e não esqueça de citá-los nos seus trabalhos e se você ganhar alguma coisa com o uso deles não se intimide em contribuir com os projetos seja programando ou monetariamente mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp