SIGMINE - Títulos Minerários

O DNPM é o orgão que dá a autorização para a pesquisa, prospecção e lavra de bens minerais no Brasil. Essas áreas de concessão são os títulos minerários, que podem ser baixados para todo o país no site: http://sigmine.dnpm.gov.br/, onde podem ser baixados os polígonos das áreas requeridas em formato shapefile, que são constantemente atualizados. Por sua vez o SIGHIDRO é o Banco de Dados das Fontes Hidrominerais do Brasil mas só disponível para consulta on-line.

Comentários

  1. Respostas
    1. Não compreendi sua dúvida, a palavra usada está incorreta?
      Como no Brasil o subsolo (bem como todos os bens minerais presentes nele) são de propriedade da União, que concede o direito de exploração a um titular (seja uma empresa ou pessoa natural).

      Excluir
  2. Se eu fizer o download desses títulos e colocar no meu site, ele será atualizada automaticamente de acordo com o servido do SIGMINE????

    Desde já grata pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não você teria que usar o OpenLayers para inserir em seu site o link para o Servidor de Mapas (WMS) do DNPM.
      Seria algo semelhante ao que foi feito no portal i3Geo {http://mapas.mma.gov.br/i3geo} pois assim o Portal irá buscar a camada dos Títulos Minerários direto do servidor WMS do DNPM, sempre atualizado.

      Excluir
  3. Boa tarde. Tenho as coordenadas N7759277 E0541716 que são de um levantamento topográfico no município de Carmo do Cajuru MG. E com elas não estou conseguindo localizar este ponto. Já tentei fazer varias conversões e nenhuma delas obtive sucesso. Você pode me ajudar a converte-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coordenadas estão em sistema projetado, em UTM zona 23 Sul, porém não tenho como determinar o datum (SIRGAS 2000, SAD69 ou WGS 84).
      Uso o conversor online da CETESB para converter para sistema de coordenadas geográficas:
      http://sigamgeo.cetesb.sp.gov.br/conversor/index.php

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp