Modelagem e Visualização 3D

Objetos tridimensionais podem ser modelados na forma vetorial (pontos, linhas, poligonos e redes - mesh ou wireframe) ou na forma matricial (superfícies - pixel e volumes - voxel).
A maioria dos programas de SIG ou GIS só modela superfícies, como os Modelos Digitais de Terreno - MDT. Para a modelagem de volumes ou sólidos é preciso recorrer a programas especializados, como Datamine Studio 3, Maptek Vulcan, GEMCOM GEMS ou Surpac usados na mineração, gOcad na mineração e petróleo, C TECH EVS/MVS na area ambiental e mineração e ITTVIS ENVI/IDL em sensoriamento remoto e medicina, todos comerciais. Uma alternativa é usar programas com modulos/ferramentas experimentais gratuitos que são pouquíssimos, o melhor exemplo é o GRASS que faz a modelagem 3D com voxels e que podem ser visualizados no módulo NVIZ, outro programa, comercial mais de menor custo é o Surfer (superfícies) e o Voxler (solidos) da Golden Software, usados na mineração e aplicações ambientais, custando $599 e $359 respectivamente.
Alguns programas gratuitos para modelagem 3D de superfícies e visualização:
3DEM: http://www.visualizationsoftware.com/3dem.html,
MicroDEM: http://www.usna.edu/Users/oceano/pguth/website/microdem.htm
Terragen: http://www.planetside.co.uk/terragen para renderização de superfícies
Landserf: http://www.landserf.org, SIG para análise de relevo/superfícies
OpenEV: http://openev.sourceforge.net, esse é um SIG com ferramentas para edição de vetores, análises e processamento de raster e visualização 3D.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp