Open Source Geospatial Foundation

No site do OSGeo estão publicados os principais projetos da área de geoprocessamento, (Web Mapping, Desktop Applications, Geospatial Libraries, Metadata Catalog), ou seja onde voê encontra os programas: Mapserver, Mapbuilder, Quantum GIS (nova versão 0.1.0 "Io"), GRASS 6.3, GvSIG, OSSIM, e as bibliotecas GDAL/OGR (para importação e exportação de raster e vetor) e Geotools. Importante também é a Biblioteca de Projeções Cartográficas PROJ.4 usado para executar ou transformar projeções em diversos programas de SIG. Encontra-se também as bibliotecas geotiff e shapelib.
Acesse: http://www.osgeo.org ou http://download.osgeo.org
Outro grupo importante de desenvolvimento de programas é o Refractions Research cujo projeto mais conhecido é o PostGIS, tem também o uDIG, Geotools e o Geoserver.
Acesse: http://www.refractions.net/products
Procure também no MapTools, onde tem ainda o MapServer para Windows, FWTools, OpenEV, CartoWEB, PHPMapscript e DGNlib.
Acesse: http://www.maptools.org
Não se pode esquecer do projeto Terralib, do DPI/INPE, que é um conjunto de bibliotecas espaciais, com classes e funções para se implementar em um programa de SIG. Como exemplo dessas implementações temos o Terraview um gerenciador e visualizador de Banco de Dados Geográficos que faz consultas e análises em dados raster e vetorial. Temos também o TerraPHP que é a liguagem de scripts para aplicações Web (construção de sites com mapas).
Acesse: http://www.terralib.org

Assim, nada de pirataria, se não achar nenhum programa gratuito que lhe agrade você pode montar seu próprio SIG com as centenas de bibliotecas, APIs e ferramentas OpenSource existentes e diversas linguagens de programação: Javascript, Python, Perl, Kylix, C++, etc...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp