Turbinando seu ArcGIS

Quem usava o ArcView GIS 3, como eu, sabe que existem diversos scripts (ferramentas) para incrementar o programa, muitas das quais gratuitas (a maioria). Com o advento da família ArcGIS muitas dessas ferramentas foram convertidas e outras foram criadas para tornar o programa mais completo, uma vez que cada pacote de extensão da ESRI custam $2.500, quase o dobro da versão básica do programa (chamada de ArcView que custa $1.500).
Talvez o melhor pacote de ferramentas (tools set) para o ArcGIS seja o Hawths Analysis Tools, feito por Hawthorne Beyer para aplicações ecológicas e que servem para muitas outras áreas. Se você usar no seu trabalho trate de citar: "Beyer, H. L. 2004. Hawth's Analysis Tools for ArcGIS. Available at http://www.spatialecology.com/htools."
Outro pacote muito bom, mas pago ($190) é o XTools Pro, da DataEast (Russia) e segundo o site é uma versão melhorada do XTools 3 (para ArcView 3) que era gratuito, feito por Mike DeLaune (Oregon Department of Forestry). Porém, você pode usar a versão shareware completa por 30 dias e se não quiser registrar, somente as ferramentas que eram da versão 3 ficarão ativas para continuar usando livremente.
Acesse: http://www.xtoolspro.com/index.html
Existe também o ET GeoWizards ($195) e ET Geotools ($195), da ET SpatialTechniques, de Ianko Tchoukanski (Africa do Sul) que também pode ser baixado como shareware, e que permanecerá com algumas ferramentas livres após os 30 dias, com algumas limitações.
Acesse: http://www.ian-ko.com
Excelente para quem trabalha com solos e águas, o pacote de ferramentas SWAT (Soil and Water Assessment Tool) é um aplicativo para modelagem hidrológica capaz de quantificar o impacto das práticas de manejo do solo em bacias hidrográficas grandes e complexas. Ele é um modelo de domínio público ativamente apoiado pela USDA Agricultural Research Service em Grassland, Soil and Water Research Laboratory em Temple, Texas, USA. O ArcSWAT é uma extensão para ArcGIS e o AVSWAT para ArcView GIS, também existe o MWSWAT para MapWindow (que já conta com outras ferramentas para modelagem de bacias hidrográficas, como o BASINS - Better Assessment Science Integrating Point & Nonpoint Sources).
Acesse: http://www.brc.tamus.edu/swat/index.html
Nunca se esqueça de citar os autores em seu trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp