Linux is Not GNU (Gnu is Not Unix)

O Projeto GNU, foi iniciado em 1984 com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir, o programa e o seu código-fonte, desde que garantido para todos os mesmos direitos.
Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, que é o kernel do sistema operacional. O grupo liderado por Richard Stallman estava desenvolvendo um kernel chamado Hurd, baseado no micro-kernel Mach. Porém, nessa mesma época um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um kernel que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este kernel ficou conhecido como Linux (na verdade um sistema operacional com um núcleo base onde qualquer um poderia implementar as ferramentas que bem lhe conviesse, formando assim um SO personalizado pelo usuário/programador).
O Linux foi construido a partir do micro-kernel Minix que por sua vez é derivado do Unix. No caso do Mac OS X o kernel é o XNU e o core do sistema é o Darwin que por sua vez é baseado no kernel Mach e componentes BSD (FreeBSD), também derivados do Unix (Unix-like, pois seguem as normas POSIX - Portable Operating System Interface para sistemas UNIX da ISO ou adotam a "Single UNIX Specification", do Open Group, que é aberta, ou no caso do Linux a Linux Standard Base). O Darwin (cujo mascote é um ornitorrinco) é um SO Unix-like open-source para computadores MacIntosh da Apple e PC's, nestes porém ainda não é compatível com todos os hardwares. Tem uma versão "livre" que é a distribuição GNU-Darwin.
Assim, GNU pode ser entendido como um conjunto de aplicativos, bibliotecas e outros suplementos que devem ser complementados por um kernel (Hurd, Linux, Darwin) para ser um Sistema Operacional. Outros aplicativos como X-Window, KDE, Qt, Python, Apache, MySQL, Postgres são exemplos de programas Open-Source que não são GNU.
N.A.: textos extraídos da Wikipedia - a enciclopédia livre.

Postagens mais visitadas deste blog

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Classificação de Imagens no QGIS

Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações