Localize-se

Hoje em dia não há mais como se perder, não conseguir encontrar um endereço ou como chegar a um determinado local. Diversos serviços de mapas e imagens de satélites se espalham em poderosos servidores pela web, como o Google Maps (aplicativo Google Earth), Live Search Maps (aplicativo Virtual Earth). Todos dão acesso a imagens de satélite ou aerofotos de alta resolução espacial, mapas com arruamentos geocodificados do serviço Maplink, que permite encontrar um endereço ou então traçar uma rota e os modelos digitais de terreno que permitem ver tudo em 3D, podendo-se virtualmente sobrevoar qualquer lugar do globo. Tem ainda informações sobre trânsito on-line, pontos de referência (bancos, shoppings, cinemas, etc) e também páginas que incorporam esses serviços (através de API's - Application Programming Interface) que permitem a qualquer um anexar esses serviços ao seu site, como por exemplo o que foi desenvolvido pela prefeitura de São Paulo, o Infolocal, onde além dos mapas e imagens foram acrescentados camadas (layers) com dados da própria prefeitura.
Já com os aplicativos (como o open source World Wind da NASA) você pode digitalizar seus layers diretamente sobre os mapas e imagens ou sobrepor os vetores criados no seu SIG, precisando para isso de um programa que faça a conversão para o formato KML - Keyhole Markup Language. Para o formato padrão Shapefile usado por muitos SIG's existem vários aplicativos.
Gratuitos: http://www.zonums.com/index.html (KML para SHP ou CAD e outras ferramentas para GE: conversor de coordenadas, medidor de distâncias, etc); Reimers.dk SHP2KML; Extensão SHP2KML para ArcGIS 9; gSpatial Toolbar.
Pagos: Shape2Earth para MapWindow ($29.99), Arc2Earth ($99 - $299).
Visite o Google Earth Blog para ficar por dentro de novidades.
Outra ferramenta interessante é o Thematic Mapping Engine (TME) que permite à você visualizar estatisticas globais no GE, desenvolvido por Bjorn Sandvik da United Nations Association (UNA) da Noruega, com dados da Divisão de Estatística da ONU (UNdata). O aplicativo gera um arquivo KMZ para ser aberto no Google Earth.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp