Globos Virtuais 3D

Além do Google Earth, Virtual Earth (Microsoft) e Nasa World Wind que disponibilizam Serviços de Mapas pela Internet via navegador Web (WMS - Web Map Service) ou aplicativos desktop para se conectar a Servidores de Imagens pela Web - IWS, outras empresas já tradicionais de SIG agora disponibilizam seus navegadores 3D: ArcGIS Explorer (ESRI) e Titan (ERDAS/Leica) que são clientes gratuitos. Isso não é novidade pois quase todos WebGIS (uDIG, MapWindow, JUMP, Thuban) e Desktop GIS (Quantum GIS, gvSIG) Open Source já o fazem e seguindo as especificações OpenGIS. O interessante do ERDAS Titan é o Geospatial Instant Messenger, isso mesmo, uma espécie de ICQ que permite se comunicar com outros usuários enquanto se navega pelo globo!
Outros IMS clients gratuitos (extraido da Wikipedia e revisado):
SkylineGlobe TerraExplorer viewer
Poly9 FreeEarth - API incorporada ao navegador (Flash/Java applet) estilo Google Maps API;
GRIFINOR - GeoVizualization - aplicativo open source de Globo Virtual 3D feito em Java;
Dapple Earth Explorer - é um explorador global de dados. É um projeto da Geosoft desenvolvido segundo o Open Source Initiative (OSI).
3D VRML globe - usa plug-in VRML (Virtual Reality Modeling Language) para exibir imagens 3D no navegador, mais detalhes acesse o site do Web3DConsortium;
CitySurfGlobeGIS - free OpenGL-based viewer for Virtual 3D Model;
PYXIS WorldView - é um WebGIS que implementa o conceito Digital Earth Reference Model, o site é muito confuso, e o cliente vai ser lançado só em 1 de julho de 2008 (talvez até lá eles parem de fazer filosofia de enrolação e esclareçam melhor a proposta do aplicativo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp