IDRISI Taiga v.16

A Clark Labs lançou em janeiro de 2009 a versão 16 do SIG Profissional IDRISI, chamado Taiga. A grande novidade são os novos módulos Earth Trends Modeler (ETM), de análise de séries temporais de imagens de satélite (Terra, Aqua e NASA/JAXA TRMM). O outro é a suite de ferramentas de classificação de imagens baseada em segmentação.
Tem ainda o Land Change Modeler desenvolvido com a Conservation International, para análise e previsão de mudanças de cobertura do solo e avaliar as implicações dessa mudança para a biodiversidade. Esse módulo já estava disponível na versão Andes (v.15) e também como extensão para ArcGIS.
O Cartalinx, apesar de não apresentar novidades ainda é o melhor programa para criação de vetores que existe, baseado no conceito do ArcInfo Workstation, ele trabalha com sistema de arcos e nós, construindo a topologia junto com os polígonos o que impede inconsistências e erros na vetorização, principal problema com os arquivos vetoriais gerados em outros programas.
Apesar da grande capacidade de processamento, são mais de 300 módulos, em um programa simples e robusto o preço é bem acessível: US$1250 (SIG e PI completo) mais US$200 pelo Cartalinx.
Para saber mais acesse: http://www.clarklabs.org/index.cfm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp