ASTER Global Digital Elevation Map

A NASA e o METI (Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão) lançaram o GDEM (29/jun): Global Digital Elevation Model criado a partir de estero-correlação de 1,3 milhões de cenas ASTER VNIR (visible near-infrared), cobrindo a superfície da Terra entre as latitudes 83N e 83S com resolução espacial de 30 metros em cenas de 1x1 graus em formato Geotiff.
O ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer) é um equipamento de imageamento (com 14 bandas espectrais de 15m de resolução espacial) a bordo do satélite Terra lançado em 1999 como cooperação entre os EUA e Japão, para obtenção de mapas (imagens) da temperatura, reflectância e elevação da superfície terrestre. Infelizmente os sensores das bandas do SWIR (Short Wave Infrared) deixaram de funcionar (abril/2008), justamente os mais importantes para estudos da vegetação e recursos minerais.
Esse novo modelo de elevação digital é superior ao do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) que tem 90 metros de resolução espacial (EUA/Alemanha/Italia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp