Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial - GAIA

"Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial" (GAIA) é um programa desenvolvido por Carlos José de Almeida em sua tese de doutorado: "Geoprocessamento e computação inteligente", para ser utilizado em paralelo com o TerraView para operações de análise espacial usando fuzzy logic e redes neurais artificiais. Foi desenvolvido com a biblioteca TerraLib.
É software livre, roda em Linux, e todo material está disponível no seguinte endereço:
http://starfightercarlao.blogspot.com/2008/08/doutorado-geoprocessamento-e-computao.html
Está disponível para baixar também um live-cd, contendo a distribuição Ubuntu, MySQL rodando por trás, TerraView (3.2) e o GAIA, além de dados que ele usou na tese.
'Espero que possa ser util não só para procedimentos de análise de dados, mas também para interessados em aprender a usar o terraview, a terralib, ou técnicas de computação inteligente.'
P.S.: converti o comentário postado pelo Carlos José nesse post por achar esse trabalho de extrema relevância. É um ótimo exemplo de aplicação da TerraLib.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

TerraView 3.3.0 - Atualização do Plugin Terraprint

Já está disponivel para baixar a versão 3.3.0 do TerraView, que traz a atualização do plug-in TerraPrint de criação de saida de impressão (layout). O TerraPrint permite diagramar documentos para serem impressos contendo mapas visualizados no TerraView, com legenda, rótulos e escala . Podem ser utilizados quaisquer formatos de papel, inclusive os padronizados de A4-A0.
Não deixe de conferir outros complementos (plugins) que também estão disponíveis no site. O Plugin de Acesso a Arquivos Shapefile, por exemplo, permite abrir um shape na vista atual sem ter que importá-lo no BDE, porém a alteração da legenda não é disponível.
Para aqueles que ainda fazem confusão, aqui vai uma breve explicação: TerraLib é uma biblioteca de funções que permite desenvolver aplicações de SIG, o TerraView é um exemplo dessa aplicação. Por isso ele não é completo, estando ausente muitas funções de geoprocessamento, mas através da TerraLib é possivel acrescentar novas funções ao programa, como pela criação de plugins.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

IDRISI Taiga v.16

A Clark Labs lançou em janeiro de 2009 a versão 16 do SIG Profissional IDRISI, chamado Taiga. A grande novidade são os novos módulos Earth Trends Modeler (ETM), de análise de séries temporais de imagens de satélite (Terra, Aqua e NASA/JAXA TRMM). O outro é a suite de ferramentas de classificação de imagens baseada em segmentação.
Tem ainda o Land Change Modeler desenvolvido com a Conservation International, para análise e previsão de mudanças de cobertura do solo e avaliar as implicações dessa mudança para a biodiversidade. Esse módulo já estava disponível na versão Andes (v.15) e também como extensão para ArcGIS.
O Cartalinx, apesar de não apresentar novidades ainda é o melhor programa para criação de vetores que existe, baseado no conceito do ArcInfo Workstation, ele trabalha com sistema de arcos e nós, construindo a topologia junto com os polígonos o que impede inconsistências e erros na vetorização, principal problema com os arquivos vetoriais gerados em outros programas.
Apesar da grande capacidade de processamento, são mais de 300 módulos, em um programa simples e robusto o preço é bem acessível: US$1250 (SIG e PI completo) mais US$200 pelo Cartalinx.
Para saber mais acesse: http://www.clarklabs.org/index.cfm

Blog do Labgeo da UFV em novo endereço

O Blog Geoprocessamento, do Prof. Elpidio (LabGEO da UFV) tem novo endereço, agora deve ser acessado em: http://geoprocessamento.geocomciencia.com.br

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

TNTLite versão gratuita de SIG profissional

A MicroImages, fabricante do programa TNTMips, um SIG profissional ($6000) bem completo, disponibiliza uma versão reduzida para estudantes e pequenos projetos. O TNTLite é uma versão completa, com todas as ferramentas, mas com restição do tamanho de dados. É uma boa oportunidade para quem deseja treinar geoprocessamento.
Baixe sua cópia no site: http://www.microimages.com/tntlite

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Ajudem a divulgar o Blog

Gostaria de pedir aos leitores desse blog que ajudem a divulgá-lo.
Achou esse blog interessante? Foi útil para você? Então passe a informação adiante, comente sobre ele em fóruns de discussão, em encontros e congressos, nas escolas e nas comunidades, assim você incentiva a continuidade e atualização do blog. Ele é escrito de forma a ser acessível e gratuito a todos, servindo como apoio aos que buscam informações sobre geoprocessamento.
Como retorno só peço que divulguem a existência dele, que participem com comentários e sugestões e também que usem ele não só como um jornal de notícias mas como meio de sanar dúvidas e buscar ajuda, pois ficarei muito contente em ajudar a todos que precisem de auxílio como venho fazendo há muito tempo no Grupo de Geoprocessamento aqui da Geologia - USP.
Obrigado a todos.

Google Earth 5.0 - Superfície de Marte e Fundo Oceânico

A nova versão do Google Earth, a 5.0 traz como novidades a batimetria do fundo oceânico (relevo) e também o relevo da superfície de Marte. As novas ferramentas (Ocean e Mars) trazem pontos de interesse e informações sobre locais atrativos, como naufrágios no oceano e até pontos turísticos em Marte! Há também o recurso imagens do passado, com imagens de datas antigas o que permite uma viagem no tempo.Em breve deve ser lançado o Moon, permitindo navegar pela superfície da Lua. Possivelmente com as imagens do satélite de sensoriamento remoto Chadrayaan-1 ("Nave Lunar"), que está começando a fazer o imageamento da superfície lunar. Ele é um satélite de SR da Agência Espacial da Índia (que já tem os satélites da série IRS de imageamento terrestre) com participação da NASA e da ESA e tem a missão de fazer um mapeamento da superfície lunar, atuando com sensores em diversas faixas do espectro eletromagnético óptico (inclusive em bandas que não existem em satélites terrestres por causa da atmosfera e da presença de água) e RADAR. Com isso será possível fazer um mapeamento mineralógico da superfície da Lua além de detectar a presença de água nas regiões polares bem como a modelagem do relevo.Acesse:
Missão Lunar Indiana (Chadrayaan-1): http://www.isro.org/Chandrayaan
Moon Mineralogy Mapper (M3): http://m3.jpl.nasa.gov