Atualizações de SIGs Abertos

  1. MapWindow GIS 4.8 (SIG de escritorio aberto para Sistema Windows);
  2. PostGIS 1.5.1: extensão espacial do PostgreSQL 8.4.4-1 (banco de dados objeto-relacional);
  3. uDIG 1.2-RC3: (SIG Aberto em Java, que além de ser desenvolvido pelo mesmo grupo do PostGIS, ainda tem plugins do GRASS - jGRASS e do SEXTANTE, superando o QGIS e o gvSIG que respectivamente só suporta uma ferramenta de análise ou outra);
  4. GDAL 1.7.2: biblioteca para tradução de formatos de dados geográficos (raster), a bilioteca OGR (cujo código fonte esta incluído na GDAL) possue funcionalidades semelhantes para dados vetorias (Simple Features). Essas bibliotecas são usadas pela maioria dos programas de Código-Aberto (Open-Source), como o QGIS, gvSIG, Mapwindow, uDIG, etc. Outra maneira de acessar os recursos dessas bibliotecas é através do toolkit FWTools (que inclue OpenEV, GDAL, MapServer, PROJ.4, OGDI - multi-format raster and vector reading techology for various military formats - e Python).
É de suma importância manter todos os programas sempre atualizados, principalmente o S.O. (Windows, Linux, etc.) para que tudo funcione corretamente e você não tenha dor de cabeça em seu trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp