MapWindow 6.0 (Orlando)

Ok, recentemente eu publiquei sobre a atualização do MapWindow GIS para a versão 4.8, então, como que em um mês ele já chegou na versão 6 ?!? Na verdade tratasse de uma versão paralela (beta).
O MapWindow GIS é um open source "Programmable Geographic Information System" (SIG programável aberto) só para ambiente Windows (pois se utiliza de recursos .NET e ActiveX), com componentes inspirados no MapObjects LT 1.0 da ESRI. Atualmente, tratasse de um controle ActiveX (MapWinGIS.ocx) que pode ser carregado em um form VB dando total habilidade para visualização, consulta, manipulação e outros usos de dados espaciais. Na versão desktop o aplicativo suporta a incorporação de plugins que extendem suas capacidades, além das ferramentas stand-alone. Tem grande uso pela comunidade de recursos hídricos e hidrologia (inclusive para desenvolvimento de modelos hidrológicos).
O MapWindow 6 é um SIG e uma biblioteca para o desenvolvimento de ferramentas de aplicativos geoespacial para .NET, escrito em C # (diferente do original que é em C++ e ActiveX). deixando de lado o escopo técnico (para saber mais sobre o projeto e todas suas definições técnicas visite o site http://mapwindow6.codeplex.com), o que é mais interessante dessa versão é a interface e o acesso as ferramentas que o deixam muito parecidos com o ArcGIS. Infelizmente ainda é uma versão em desenvolvimento, mas quando estiver pronta será um SIG muito agradável de usar por sua interface bastante amigável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp