Aplicativo Educacional para Sensoriamento Remoto

O Global Software Institute (GSI) anunciou que, com efeito imediato, o OpenDragon está disponível para download gratuito pelos usuários em qualquer lugar do mundo.
O OpenDragon oferece um conjunto completo de análise de imagens raster e capacidades GIS incluindo realce de imagem, classificação supervisionada e não supervisionada, correção geométrica, medição e estatísticas, captura e visualização de vetor, declividade, aspecto e cálculos de buffer e tomada de decisão multi-critério. Também inclui o OpenDragon Toolkit, que permite aos usuários que programam em C estenderem a funcionalidade do software.
A GSI fará também o código fonte para OpenDragon disponíveis para uso não-comercial sob uma licença Open Source, durante os próximos seis a nove meses.
"As escolas, faculdades e universidades necessitam de um software robusto, de alta qualidade para ensino e pesquisa de Geoinformatica", disse Sally E. Goldin, presidente da GSI.
"Software comercial é muito caro, especialmente para países menos desenvolvidos, enquanto um software feito em casa é muitas vezes cheio de bugs ou incompleto. O OpenDragon preenche a lacuna, fornecendo uma ampla gama de funções essenciais em Geoinformatica em um pacote integrado de fácil utilização. A Toolkit é especialmente útil para professores e alunos de pós-graduação que precisam desenvolver e avaliar os seus próprios algoritmos."
OpenDragon é uma vertente livre do sistema comercial Dragon/ips da Goldin-Rudahl Systems Inc.
O OpenDragon é totalmente internacionalizado. O atual sistema tem tradução para tailandês, tcheco, francês, russo, bahasa indonésio e português. A GSI terá todo o prazer colaborar com qualquer organização que queira traduzir o software para outras línguas.
Usuários interessados em baixar OpenDragon deve visitar http://www.open-dragon.org para mais detalhes.
Fonte: GISuser.com (17 de agosto, 2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp