FreeCAD - Desenho Técnico 3D Aberto

FreeCAD é um programa aberto (Open Source) para aplicações de CAD (Computer Aided and Design), ou seja desenho técnico, desenvolvido com base em OpenCascade, Qt e Python.
Ele apresenta alguns conceitos-chave como a gravação de macros, bancadas (workbench), a capacidade de executar como servidor e extensões carregáveis dinamicamente e é projetado para ser uma aplicação independente de plataforma.
Além da interface agradável (lembra a do QGIS) ele abre vetores no formato SVG (vetor simples - desenho) e DXF (vetor com propriedades vetoriais) e trabalha no espaço 3D ao contrário do QCAD que é mais simples e só trabalha em 2D.
LX-Viewer é um programa que lhe permitirá abrir, visualizar, imprimir e converter arquivos DWG ou DXF, normalmente utilizados em AutoCAD e relacionados com elaboração de desenhos técnicos.
A característica mais importante é que o LX-Viewer permite que você manipule os seus dados DWG na plataforma Linux. Você pode aplicar zoom e movimentar o desenho como você faria em AutoCAD. Os arquivos podem ser salvos em formatos DWG ou DXF do AutoCAD versão 2.5 até 2002, também como BMP, SVG e PNG. Os arquivos podem ser impressos ou plotados para uma impressora PostScript ou para um arquivo. Múltiplos arquivos podem ser convertidos em lote ou lotes traçados. Layer estados podem ser alterados (on / off, congelamento / descongelamento /, etc) com uma camada de diálogo completa. O Paperspace / alternar espaço do modelo estiver totalmente implementado, assim como a capacidade para selecionar entre vários layouts Paperspace para desenhos do AutoCAD. O LX-Viewer é distribuído sob uma versão alterada do GPL v2, para que possamos ligar com as bibliotecas OpenDWG (espécie de normas para padrões CAD - dwg e dgn, semelhante ao OpenGIS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp