GRASS 6.4.0

The GRASS Development Team:

Temos o prazer de anunciar o lançamento do GRASS GIS 6.4.0, o primeiro da nova linha de lançamentos estáveis, e que irá usufruir de um apoio a longo prazo. A próxima versão (6.4.1) vai introduzir algumas novidades que ainda estão em fase de testes finais, mas todos os novos lançamentos daqui para frente serão apenas bug fixes (correções).

Devido à nossa política de estabilidade altamente conservadora, esta é a primeira versão oficial do GRASS a introduzir novas funcionalidades desde outubro de 2006 e substitui à linha estável anterior do GRASS (6.2). Como tal, as comportas foram abertas e há muitos recursos novos para explorar e muitas novas melhorias estruturais para serem encontradas no software.

O GRASS 6.4 traz uma série de melhorias interessantes para o SIG:

  • Nossa nova interface gráfica do usuário (wxGUI) é lançada, wxPython;
  • Python é uma linguagem de scripting, agora totalmente suportada;
  • Pela primeira vez desde o seu início (portado para VAX 11/780 em 1983), o GRASS será executado nativamente em uma plataforma não-UNIX: MS-Windows!

Além de levar o software a uma série de novos usuários, a capacidade de executar o GRASS em qualquer plataforma de computadores, reforça a nossa meta de livre acesso ao software. Nós esperamos que você aprecie a possibilidade de usar este programa sobre os sistemas que são mais convenientes para você e seu trabalho. Os usuários existentes do UNIX e Mac ficarão felizes em saber que esses novos recursos não comprometem a base GIS que continua sólida como sempre e totalmente compatíveis com versões anteriores do GRASS 6.0 e 6.2. O venerável Tcl/Tk GUIs também estão disponíveis, se você preferir usá-los.

O software GRASS inclui mais de 400 módulos de análise internos e 100 módulos de análise comunitários fornecidos como add-on e barras de ferramentas podem ser baixados gratuitamente do site principal do GRASS em http://grass.osgeo.org, ou de muitos espelhos locais do mundo inteiro. Além da extensa documentação que vem com o software, o nosso sistema de ajuda Wiki contém uma riqueza de dicas fornecidas pelo usuário e truques, tutoriais e guias.

Desde que a versão 6.4 entrou na fase de testes já começou os trabalhos no GRASS 7 e está progredindo rapidamente, incluindo muitas melhorias na nova wxGUI e nas ferramentas que esperamos trazer para a versão 6.4.1.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp