Google Street View (você!)

Desculpe o infeliz trocadilho, mas eu estava com a pauta engatilhada no dia 03/10 para publicar sobreo lançamento do Google Street View (lançado no dia 05/10/10) para várias cidades brasileiras, mas estava tão atarefado com cursos que acabei desistindo de publicar, afinal sai até nos jornais a novidade.
Agora o problema foi que eu estava muito feliz fazendo tour virtual pelas capitais brasileiras (clique no homenzinho que aparece acima da barra de aproximar/afastar no Google Mapas e leve até a cidade que você deseja vizualizar no nivel da rua - imagens em 360°), logo acima existe um botão "mostrar meu local" que abre uma janela pedindo para você confiar no GEARS (plugin que faz a geolocalização) e pasmem, ele me localizou com precisão (sim, sem GPS, triangulação por antena celular/3G ou mesmo geoIP ou eu ter digitado meu endereço), ou seja mesmo partindo da página inicial ele foi dando zoom até colocar um pin em cima do meu apartamento (não no meu bairro, nem no meu condomínio de 6 prédios nem sequer apenas em meu prédio, mas no canto do prédio onde fica meu apartamento!!!!!!).
Como ele faz essa mágica??
Leia o artigo publicado no blog da empresa Geoambiente:
http://geoamb.wordpress.com/2010/10/19/agencia-espanhola-processa-google-por-captar-dados-para-o-street-view
Em suma: além de imagear as ruas das cidades o Google georreferenciou cada conexão WiFi (rede wireless) que encontrou pelo caminho, ou seja, agora além do seu sexo e preferências sexuais, cor da pele e sua religião (via Orkut, Youtube, portal Google e Chromie é claro) ele também sabe exatamente de onde você acessa a internet (e talvez até suas senhas) com uma precisão digna de filme de espionagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp