Marble (3D globe) - Globo Virtual Aberto para o Ensino Geográfico

The KDE Education Project
KDE Marble Desktop

Marble é um globo virtual e Atlas Mundial que você pode usar para aprender mais sobre a Terra: você pode passear em volta em panorâmica e zoom e pode procurar lugares e estradas. Um clique do mouse em um rótulo local fornecerá o respectivo artigo da Wikipedia.
Claro que também é possível medir as distâncias entre os locais ou ver a atual cobertura de nuvens. Marble oferece diferentes mapas temáticos: um mapa topográfico de estilo da sala de aula , uma visão de satélite, mapa de ruas, a terra durante a noite e os mapas de temperatura e precipitação. Todos os mapas incluem uma chave de mapa personalizado, para que ele possa também ser usado como uma ferramenta educacional para uso em salas de aula. Para fins educacionais você pode também alterar a data e hora e observar o céu estrelado e a mudança na zona de penumbra sobre de o mapa.
Diferente de outros globos virtuais Marble também dispõe de várias projecções: escolha entre um mapa plano ("Plate carré"), Mercator ou do Globo (3D).
O melhor de tudo: O Marble é o Software Livre / Open Source Software e promove o uso de mapas gratuitos. E está disponível para todos os principais sistemas operacionais (Linux / Unix, MS Windows e Mac OS X).

Marble Widget para desenvolvimento
O Marble é um componente genérico de mapa geográfico, leve, para uso em sua própria aplicação 4.x Qt / C + +. O MarbleWidget fornece uma solução pronta para a exibição de mapas e localizações. Isso inclui suporte para GPS e importação de arquivos KML / GPX.
  1. é multiplataforma e funciona em Windows, Linux e Mac OS X.
  2. corre decentemente, mesmo sem a aceleração de hardware. Ele só usa API Arthur Qt como uma pintura de backend. Opcional suporte a OpenGL está sendo trabalhado.
  3. usa vetores, bem como dados de bitmap. Marble puxa muito de seus dados de servidores de internet, mas também podem ser usados offline.
  4. fornece uma arquitetura de plugins e pode ser facilmente estendido para muitos casos de uso.
  5. tem suporte para diversas fontes de dados de terceiros, como OpenStreetMap, Wikipedia, KML, GPX, Nasa BlueMarble, OpenRouteService, etc.
  6. pode usar várias projeções: Globo, Flat ("Plate Carree") e Mercator.
  7. inicia-se muito rapidamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp