Publicações Pendentes

Coisas pendentes para serem publicadas aqui no Blog:
  1. GeoMapApp (SIG em Java), dica do Prof. Arlei (aposentado da Geologia - USP e vice-presidente do CBH-RB);
  2. Landserf (outro SIG em Java para mexer com DEM's) já que muitos tem me perguntado sobre programas para interpolação de dados (curvas de nível e/ou pontos amostrais) tipo o KartoMNT (ambos já falados aqui no blog);
  3. QuikGrid (renderização 3D de superfícies de dados pontuais espalhados) tradução horrível, mas não tô com cabeça pra escrever direito, mas é o mesmo que os programas anteriores, mas como diz o autor é um bom substituto ao SURFER (versão 10), da Golden Software, um dos melhores programas para criação de grides, contornos e geração de superfícies a partir de dados amostrais (X,Y,Z) - que absurdamente tem muita gente (profissionais/empresas) usando de forma ilegal (pirata)  apesar do preço bem acessível: US$699,00 (licença full) ou US$299,00 para upgrade.
  4. Surfit (Open Source Gridding and Contouring Software) - esse pode ser usado sozinho ou como plugin para o SAGA GIS.
  5. DXF2XYZ (para converter curvas de nível ou pontos do AutoCAD (até o 2000) para arquivo texto XYZ (.dat, .asc, etc) - é um freeware (gratuito) da Guthrie.
E como pretensão minha, além de dar andamento á tradução do manual do QGIS 1.6 (me desculpem amigos da Comunidade Quantum GIS Brasil pela demora) eu gostaria de publicar (talvez aqui no Blog também) um artigo sobre os Sistemas Abertos de Informações Geográficas e o Mapeamento de Áreas Suscetíveis aos Riscos Naturais (ou algo como SIG aberto para mapeamento de áreas de riscos e APP's (Áreas de Preservação Permanente, que eu considero como um sinônimo) no XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA e III CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOPROCESSAMENTO em agosto de 2011 na cidade de Curitiba - PR .

Comentários

  1. Gostaria, se possível, que você postasse um tutorial sobre o QuickGrid, substituto do Surfer.

    Desde já agradeço.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp