Garmin MapSource agora é BaseCamp

O Mapsource é um programa gratuito da Garmin para ser usado no PC para transferir dados para receptores GPS da Garmin, como carregar mapas no GPS ou baixar pontos, trilhas e rotas do GPS.
O problema é que muitas pessoas estavam meio nervosas em alguns fórum sobre GPS, por não conseguirem mais baixar o programa do site da Garmin e tambem não tinham recebido um CD com o programa quando adquiriram um aparelho de GPS da Garmin. No post sobre o site Tracksource.org.br que disponibiliza mapas roteáveis de forma gratuita para usar no GPS, eu publiquei uma dica que o pessoal tinha colocado, com link para baixar e instalar o Garmin Training Center e depois baixar e intalar o Mapsource (Web Update) e poder usá-lo.
Agora a Garmin lançou o BaseCamp, gratuito e com avanços sobre o MapSource que irá deixar muitas pessoas contentes, como a visualização em 3D, em planta (relevo sombreado) ou em perspectiva, como no Google Earth. Essas funcionalidades não são por acaso, mas por causa da nova linha de GPS que a Garmin está lançando, Montana, Dakota e Oregon, com recursos como tela sensível ao toque e geocaching, alguns com câmeras fotográficas com geotag (fotos com coordenadas), cartão de memória para expansão  e armazenamento em formato GPX (dados de GPS para exportação, compatível com diversos SIG).
E se você ia comprar um novíssimo GPS eTrex com bússula eletrônica e altímetro mais a potente antena (chipset SirfStar III) com partida a frio super rápida e alta sensibilidade (que pode ser identificada nos aparelhos que tem um x no final do nome, como o eTrex Vista HCx) não aceite pagar mais que US$200,00 (mais 60% de imposto de importação e 100% de lucro dos revendedores) pois já está no site da Garmin a nova linha eTrex, agora eTrex10, eTrex20 e eTrex30, que não são touchscreen, eles trazem uma pequena tipo joystick para se navegar pelas telas.
Acesse: Garmin para conhecer os novos modelos e Garmin BaseCamp para baixar o programa (instalei por cima do MapSource, por isso não sei se é instalado só como update por cima de instalações de programas da Garmin, como o Training Center ou o próprio MapSource).

Comentários

  1. Sydney, muito bom o post. Parabéns pelo blog. Ele é sensacional.
    Já acompanho seu trabalho há um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, seu post foi bem esclarecedor. Eu comprei recentemente um Etrex 30 e não estava conseguindo transferir os pontos e rotas p o MapSource, a solução foi utilizar o basecamp q realmente é bem mais completo. Só gostaria de fazer uma correção, os novos modelos Etrex não são touchscreen. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os novos eTrex não tem touchscreen e sim um joystick para se navegar (corrigi isso no post).
    Os da linha Dakota/Oregon/Montana tem, assim como para quem anda de mountain bike existe o Edge, que também é touch (o 800, os mais simples tem botões no lado) e mais recomendado para práticas esportivas.
    Para quem faz trilhas ou trabalhos de campo os eTrex são mais adequados pois no meio do mato não é muito bom tela touch.
    Visite o site: MoGeo para baixar mapas topográficos gratuitos para seu Garmin.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado
    Comprei um etrex 30 , uso no mar , mais o basecamp Não mostra no computador os detalhes do mapa nautico que aparece no visor do ETREX , é possivel visualizar o mapa nautico na tela do computador utilizando o basecamp? abs

    ResponderExcluir
  5. Comprei um GPS Garmin Etrex 30 mas não consigo usalo na trilha, gostaria de mais informações.

    ResponderExcluir
  6. Ola Amigo,

    Voce saberia me dizer como faco para visualizar mais de um Trajeto no Mapa?

    Não estou conseguindo, o menu só me da a opçao de um trajeto por vez.

    Da uma força ai Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Uso o basecamp no Mac... Gostaria de saber como faço para alterar o nome do autor quando faço uma publicação da aventura sempre sai com o nome errado da autoria... Não consigo encontrar o procedimento para fazer a correção. Alguém poderia me ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me, mas só uso Sistema Windows e não estou familiarizado com o Mac... também não uso meu aparelho para "aventuras" mas na ultima atualização do meu eTrex30 (automaticamente quando se conecta com o Basecamp, usandop o Gramin Update) ele acrescentou um ícone para criar Geotagging e aventuras.

      Excluir
  8. Estava apanhandopara baixar os pontos do montana 650 para o mapsource, descobri o basecamp e meus problemas aumentaram não consigo salvar em dxf alguem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o GPS Babel para converter de GPX (formato de exportação que é automaticamente gravado pelo seu GPS) para o formato CAD de exportação DXF.
      Você pode fazer o mesmo procedimento de dentro do Quantum GIS.

      Excluir
  9. Sidney, bom dia. comprei o gps 2415lt da garmin e veio com o city navegator, mas quero jogar para dentro dele o trc brasil. Posso conseguir ou tenho que comprar memoria sd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos aparelhos GPS de navegação é sempre o mesmo procedimento, é só baixar o mapa (e os radares, se quiser) pela opção Cartão SD e depois jogar na pasta Garmin do respectivo Cartão SD que vem em seu aparelho.

      Excluir
  10. ola gostaria de saber como apagar um ponto no gps Garmin etrex 10? nao consigo achar a opção nesses modelos novos!

    ResponderExcluir
  11. COMPREI UM GPS GARMIN ETREX 20 COMO VOU FAZER PARA DESCARREGAR OS DADOS NO PC E EM FORMATO DXF.

    como eu faço passo a passo.

    ResponderExcluir
  12. As novas famílias de GPS (eTrex e estados americanos) gravam os dados automaticamente no formato de exportação GPX (na memória interna ou no cartão SD).
    Você precisará abrí-los em um SIG (Quantum GIS) ou utilitário de GPS (GPS Trackmaker) para poder convertê-los em DXF.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin