CityGML - Modelagem de Cidades Virtuais em 3D

CityGML é um modelo comum de informação para a representação 3D de objetos urbanos.
Ele define as classes e relações para os objetos topográficos mais relevantes nas cidades e modelos regionais com relação à suas geometrias, propriedades topológicas, semânticas e aparência.
Estão incluídas hierarquias de generalização entre as classes temáticas, agregações, as relações entre objetos e propriedades espaciais. Estas informações temáticas vão além dos formatos de intercâmbio de gráficos e permite empregar modelos virtuais de cidades em 3D para tarefas de análise sofisticada em diferentes domínios de aplicação, como simulações, mineração de dados urbanos, gestão de instalações e consultas temáticas.
É um novo padrão da OGC e que pode ser usado para a representação urbana completa, ou seja, integrar ao SIG a representação de uma cidade inteira. Já existem programas abertos ou gratuitos que usam o novo padrão, alguns sendo apenas visualizadores e outros permitindo edição e conversão, e que também pode ser empregado na Web.
Alguns exemplos de programas que usam a especificação CityGML:

Aristoteles Viewer
O projeto Aristoteles Viewer foi projetado como um framework para aplicativos que precisam desenvolver, demonstrar ou avaliar novas características para modelos 3D.

Ele é feito principalmente para uso científico e foi desenvolvido para visualizar, editar e atualizar dados 3D em conformidade com a especificação GML 3.x. Ele permite que usuários e desenvolvedores não só visualizar a cena, mas também para ter acesso aos dados semânticos, atributos ou metadados fornecidos com os modelos 3D.
Para atingir a flexibilidade necessária durante o processo de personalização e reduzindo a necessidade de código fonte para ser lido, existem vários complementos de interfaces fáceis de usar disponíveis, que podem ser usados para testar, por exemplo, novos tipos de controle,  novos operadores para mudar o cenário, novos componentes de escolha ou filtros de exportação. Estas interfaces são uma vantagem principal e estão no foco deste projeto.


CityGML software development
·       3DCityDB
The 3D City Database is a free 3D geo database to store, represent, and manage virtual 3D city models on top of a standard spatial relational database
·       Importer/Exporter
The 3D City Database Importer/Exporter is a Java based front-end for the 3D City Database
·      citygml4j
citygml4j is a Java class library and API for facilitating work with the City Geography Markup Language (CityGML).

BiMserver
 

TerrainView
TerrainView é um programa livre (para uso não comercial) de visualização 3D da ViewTec para a visualização interativa de dados 3D.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp