Epanet - Modelagem de redes de distribuição de água em sistemas de abastecimento

O EPANET foi desenvolvido pela  Agencia de Proteção Ambiental Americana - EPA (U.S. Environmental Protection Agency), para permitir:

  1. Simular o comportamento hidráulico de um sistema pressurizado de distribuição de água ao longo do tempo;
  2. Avaliar possíveis ações que possam diminuir o consumo de energia elétrica, como, por exemplo, simulações dinâmicas da operação das instalações de bombeamento para verificar a possibilidades das bombas operarem em horário fora de ponta, visando à minimização do custo de energia elétrica dos sistemas de abastecimento de água;
  3. Simular o comportamento de parâmetros da qualidade da água, ao longo da rede de distribuição, durante um determinado período de tempo;
  4. Apoiar a análise de alternativas de gestão, de modo a melhorar a qualidade do sistema de abastecimento, em termos de quantidade e qualidade da água fornecida;
  5. Obter valores de vazão em cada trecho, da pressão em cada nó, da altura de água em cada reservatório de nível variável e da concentração de elementos químicos na água através da rede de distribuição, durante o período de simulação. 

EPANET é software de domínio público, para ambiente Windows, que pode ser copiado livremente e pode ser distribuído. O manual, tutoriais e arquivos-exemplo em inglês, podem ser obtidos no endereço: http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/dw/epanet.html
O manual e o programa traduzidos para o português (Brasil) poderão ser copiados a partir do link: http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=34.


EpaCAD é um programa gratuito da Universidade Politécnica de Valência - ES, que converte facilmente os arquivos do AutoCAD para o EPANET. Ele é capaz de importar automaticamente as principais propriedades dos elementos, provendo amplamente as informações requeridas para a construção da rede.
EPANET Tools é uma coleção de ferramentas gratuitas da empresa  Zonun Solutions que provê varios recursos para se trabalhar com o EPANET como conversão de dados do Google Earth, shapefile ou gpx (GPS) e Excell.


O Curso de EPANET desenvolvido pela SANOVAuma empresa especializada em serviços relacionados à modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água para as companhias de saneamento brasileiras é voltado para profissionais e técnicos que trabalham na área do saneamento e tem como objetivo a elevação na qualidade dos serviços prestados no setor, com foco na redução de perdas e eficiência energética. Além da modelagem hidráulica, a SANOVA oferece estudos de redução de perdas de água e otimização do consumo de energia elétrica dos sistemas elevatórios, com base no modelo hidráulico, além de outros projetos, cursos e treinamentos técnicos para o setor de saneamento.
A Capacitação em Modelagem e Simulação Hidráulica para Sistemas de Abastecimento de Água é realizado na UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça – SC com turmas regulares (verifique as datas dos próximos cursos) ou atende também as Companhias Municipais ou Concessionárias de Tratamento e Distribuição de Água com cursos in company e suporte especializado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp