StatPlanet - de simples mapas em Flash à avançados infográficos

StatPlanet é uma aplicação gratuita para a criação de mapas temáticos e gráficos com o clique de um botão. Ele permite que você explore demográficos, educação, saúde, meio ambiente e indicadores sócio-econômicos de diversas fontes, tais como UIS e da OMS. Também é possível produzir mapas personalizados e gráficos interativos, adicionando ou importando seus próprios dados. StatPlanet pode ser usado online ou como uma aplicação desktop stand-alone.
Você pode usá-lo para criar de forma rápida e fácil simples visualizações de mapas em Flash até infográficos avançados. Ele pode ser gratuitamente e facilmente hospedado em seu próprio website, é leve e rápido e torna a exploração de grandes conjuntos de dados fácil, divertido e altamente interativo.
Vem em três versões:
  1. StatPlanet Lite: possibilita criar mapas quantitativos ou qualitativos simples com legenda.
  2. StatPlanet MapMaker: para criação de mapas interativos avançados e infográficos.
  3. StatPlanet Plus: versão comercial, com muito mais feições avançadas como o suporte a grande base de dados e pode ser usado tanto como um aplicativo stand alone para uso offline e como aplicativo web-based que pode fazer publicação online.
Com exceção do StatPlanet Plus todas as versões são de uso livre, assim como a versão offline do StatPlanet Plus é livre para uso não comercial.
Use o StatPlanet Lite para carregar, diretamente, mapas em shapefile, configurando seu novo mapa em poucos minutos.
Desenhe e importe seus próprios mapas no StatPlanet Map Maker usando map template (map.fla) usando o Adobe Flash CS3 ou acima. Para converter seu shapefile para um formato reconhecido pelo Adobe Flash use o conversor gratuito shp2svg e depois use a ferramenta gratuita SVG2SWF para converter para Flash.
Usando o incluso StatPlanet Data Editor é possível importar dados automaticamente (ou também manualmente usando outro programa de planilha). O StatPlanet Data Editor é baseado em MS Excell, então pode importar muitos diferentes formatos de dados (incluindo CSV, TXT, XLS, XLSX, DBF e HTML). 
O Data Editor é registrado como um projeto open source no SourceForge e qualquer contribuição ou melhorias que você fizer são bem vindas. (Frank van Cappellef.cappelle@iiep.unesco.org). 
DEMO:
http://www.sacmeq.org/statplanet/mapmaker/seychelles/StatPlanet.html
Citação:
Frank van Cappelle (2011) StatPlanet: Interactive Data Visualization and Mapping Software.http://www.sacmeq.org/statplanet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp