QGIS - Bancos de Dados Espaciais


Esse é um pequeno tutorial que eu publiquei no Grupo do QGIS Brasil e decidi postar aqui para os que ainda não fazem parte do grupo, sobre a dúvida em como usar o Banco de Dados (SQLite com extensão espacial) SpatiaLite no QGIS:
Para importar um shape para o banco de dados, vá em Menu - Base de Dados > SpatiaLite > QspatiaLite, crie o seu Geodatabase e importe o vetor pela aba Upload Tables > GIS Layers ou QGIS layer se já estiver com o shape carregado no QGIS. Repare também que esse complemento permite a importação de tabelas (DBF e CSV). É de suma importância acertar o SRID (Identificador do Sistema de Referência Espacial) corretamente sempre que se for montar um BD Espacial. 
O SpatiaLite é um file database (arquivo de banco de dados) espacial, como as Personal Geodatabase do ArcGIS (que são arquivos de Banco de Dados em formato MS Access).
O SpatiaLite é a versão e aberta e gratuita de um Banco de Dados Espacias, que facilita muito para trabalhar, tanto por preservar os dados, livres de inconsistências  geométricas e erros de topologia, como para redistribuí-los em um arquivo único.
Foi discutido no FOSS4GIS de 2010 (SpatiaLite, the shapefile of the future?) de se fazer o SpatiaLite o novo padrão de armazenamento vetorial dos SIG abertos padrão OpenGIS) em lugar do shapefile, que nem topologia tem e é muito sujeito a erros de inconsistência e de perda de partes do conjunto de arquivos. 
São quatro recursos do SpatiaLite dentro do QGIS:
1. Adicionar Camada SpatiaLite - use para fazer a conexão com o BD; 
2. Criar Nova Camada SpatiaLite - use para desenhar novos vetores; 
3. SpatiaLite Manager - permite se conectar e gerenciar o BD, executar comandos SQL e importar tabelas DBF; 
4. QspatiaLite - permite criar um novo Banco de Dados e importar vetores (shp, mif, kml, etc) e tabelas (dbf e csv).

Você também pode baixar a versão stand alone (independente) no site: http://www.gaia-gis.it/spatialite (Spatialite-GUI e Spatialite-GIS).

Em tempo: Lançada a versão 1.7.1 do Quantum GIS - QGIS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp