SIG livres e abertos: atualizações

Para começar o ano de 2012 com tudo começe atualizando seus programas e aplicativos de SIG livres/abertos:
  1. Terraview 4.2.0 (01/07/2011) - Um dos melhos para se trabalhar com tabelas, de uso muito fácil e prático, a versão 64bits é um excelente visualizador de dados espacias (ainda não contém funcionalidades da versão 32bits). Ele tem um tutorial em português super completo e de fácil aprendizado.
  2. Quantum GIS (QGIS) 1.7.3-2 (15/12/2011) - O mais amiguável dos SIG (comparável ao ArcGIS/ESRI), tem muitas funções embarcadas, conversa diretamente com os serviços de Banco de Dados Espacias PostGIS e SpatiaLite, tem dezenas de complementos (plugins) e usa as consagradas bibliotecas espaciais GDAL/OGR (conversão de formatos raster/vetor), PROJ4 (projeções e sistemas de coordenadas) e GEOS (ferramentas de geometria).
  3. gvSIG CE 1.0 (gvSIG Community Edition 1.0) - o que difere essa versão da oficial (gvSIG 1.11) é que ela já vem com todos os pacotes (módulos/bibliotecas espaciais) Sextante, GRASS GIS e SAGA, e em breve terá a integração do R, o excelente programa estatístico, o que com certeza faz dele o mais completo SIG da atualidade, ouso dizer que faz frente ou até supera o poderoso ArcInfo/ESRI.
  4. SAGA GIS 2.0.8 -  o mais antigo Sistema de Análise de Dados Espaciais Aberto (junto com o GRASS GIS), é modular e aparece embutido em diversos SIG, como o gvSIG, o QGIS e ArcGIS, ele foi o precursor do pacote Sextante (inicialmente foi uma tentativa de portar os módulos do SAGA para o sistema JAVA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp