Módulo de Análise Espacial SEXTANTE no QGIS

É com imensa satisfação que eu posto essa notícia, pois faz muito tempo que eu esperava poder usar as excelentes ferramentas do módulo de análise espacial SEXTANTE (Sistema Extremeño de Análisis Territorial) no Quantum GIS.
Isso significa que teremos agora uma Toolbox de Análise Espacial no QGIS que agrega vários módulos, alguns já disponíveis como complementos individuais nele:
  1. fTools (27 algoritmos) - Desenvolvido por Carson Farmer, vem integrado ao QGIS e permite executar diversas tarefas de análise e gerenciamento vetorial (menu vetor do QGIS);
  2. MMQGIS (7 algoritmos) - Complemento de processamento vetorial, que traz entre outras, uma ferramenta de geocodificação usando a API da Google ou baseado em uma camada de eixos de logradouros (mapa de arruamentos), ainda fora da toolbox;
  3. SEXTANTE - a spatial data analysis library - Desenvolvido por Victor Olaya, por enquanto traz apenas o Modeler (model builder - criador visual de macros, sem precisar escrever scripts) e o Scripts (shell de comando para executar scripts em modo texto).
  4. SAGA - System for Automated Geoscientific Analysis (227 algoritmos) - é um conjunto de algoritmos para processamento e análise espacial, em especial para as análises de terreno e hidrológicas e uma dos mais antigos SIG open source.
  5. GRASS GIS - The World Leading Free Software GIS (173 algoritmos) - o Geographic Resources Analysis Support System é o mais antigo e completo SIG open source, que já estava integrado ao QGIS como um plugin que dava acesso aos poderosos módulos de análise espacial.
  6. R Statistical Computing (8 algoritmos) - o R é um poderoso programa de estatística, com centenas de recursos analíticos.
Já existia uma toolbox a QGIS Processing Framework que pretendia fornecer o acesso aos módulos do SAGA e da Orfeo ToolBox - OTB, mas eu só tinha conseguido usar essa ultima no QGIS.
  1. ORFEO Toolbox (OTB) open source library of image processing algorithms - É um conjunto de algoritmos de processamento digital de imagens, que também pode ser usado pelo programa Monteverdi que vem junto no instalador OSGeo4W (para instalação automatizada no Sistema Windows) e traz diversas ferramentas, de uma simples composição RGB, filtros e razões de bandas até a Classificação Automática de Imagens por métodos SVM, K-Means e SOM (Self-Organizing Map).
  2. SAGA;
  3. The Visualization Toolkit (VTK) is an open-source, freely available software system for 3D computer graphics, image processing and visualization - biblioteca de visualização gráfica 3D, utilizada pelo programa Paraview de análise e visualização de dados, inclusive 3D.
  4. LAStools: converting, filtering, viewing, gridding, and compressing LIDAR data - para manipulação de dados de Escaneamento a LASER - LIDAR.
- Uma observação importante é os programas SAGA, GRASS e R precisam estar instalados no computador e os caminhos do sistema (System Paths) devem  estar devidamente configurados, porque o QGIS aciona esses programas externos por meio do complemento das Toolbox enviando os dados para esses programas e recebendo de volta os resultados. 


Se você não sabe como acrescentar o repositório <http://plugins.qgis.org/plugins/plugins.xml> ao Plugin Installer para adicionar o complemento SEXTANTE ao QGIS o Anderson Medeiros fez um pequeno tutorial:
Blog do Anderson Medeiros : COMO INSTALAR O SEXTANTE NO QGIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp