Visible Geology - Google Chrome App





Visible Geology é um aplicativo para o navegador Google Chrome desenvolvido por Rowan Cockett, aluno de graduação de Geologia de Engenharia na Universidade de Calgary, no Canadá.
Havia muitas atividades de classe que envolviam visualizações, por exemplo, planos de falha, cortes de estrada, e cálculos de volume. Rowan escreveu algumas implementações simples em MATLAB, e depois foi se aprimorando, tornando o aplicativo um ambiente Web interativo e imersivo.
Um excelente recurso para aulas de Geologia, permitindo trabalhar com um modelo 3D onde é possível simular as camadas estratigráficas, impor falhamentos e dobramentos, modificar a topografia com vales e depressões, gerar intrusões de diques e domos salinos, etc...



Outro aplicativo muito útil para alunos de Geologia é o programa OpenStereo, desenvolvido pelos professores do IGc-USP, Ginaldo Campanha e Carlos Grohmann, é open source e foi desenvolvido com as bibliotecas matemáticas da linguagem de programação Python.
É uma ótima alternativa ao antigo programa StereoNet, usado para plotar planos e polos de falhas e dobras, além de rosetas com direções de medidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp