Global Administrative Areas Database - GADM

GADM é um banco de dados espacial da localização das áreas administrativas do mundo (ou limites administrativos impostos) para uso em GIS e softwares similares.
Áreas administrativas neste banco de dados são as fronteiras dos países e subdivisões de nível inferior, como províncias, departamentos, bibhag, Bundesländer, daerah istimewa, fivondronana, Krong, landsvæðun, Opština, sous-prefeituras, municípios, e thana.
O GADM descreve onde estas áreas administrativas estão (as "características espaciais"), e para cada área ele fornece alguns atributos, como o nome e os nomes variantes.
Com poucas exceções, a subdivisão de segundo nível já foi mapeado para todos os países (ver estes mapas por nível de subdivisão).
A versão atual do GADM delimita 556,049 áreas administrativas (ou 218,238, se contar apenas o nível mais baixo para cada país).
Os dados estão disponíveis como shapefile, geodatabase ESRI, RData, e formato do Google Earth kmz.
Os shapefiles podem ser usado pela maioria dos softwares de mapeamento e "SIG", você pode baixar um programa gratuito como o QGIS ou DIVA-GIS. Os arquivos RData podem ser usados no R com o pacote 'sp' carregado.
Você pode baixar os dados por país ou o mundo todo. Nosso objetivo é mapear as áreas administrativas de todos os países, em todos os níveis.
Nós usamos uma alta resolução espacial, e um extenso conjunto de atributos para cada aspecto espacial.
Este é um projeto sem fim, mas estamos felizes em compartilhar o que temos até agora.
Por favor, contribua da melhor maneira que você puder, nos enviando uma mensagem para apontar erros, ou melhor ainda, para enviar um arquivo melhor para um país de seu interesse.
Fontehttp://www.gadm.org/


Mapas IBGE > Divisão Administrativa do Brasil
Mapa de Municípios 2010ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/municipio_2010
Setores Censitários 2010: ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/censo_2010/setores_censitarios
Os resultados do Censo 2010 podem ser obtidos na página http://www.censo2010.ibge.gov.br onde o IBGE colocou os atalhos para os Servidores FTP onde estão armazenados os dados geográficos e estatísticos.
Setores Censitários são a menor divisão territorial adotada pelo IBGE e eles contém todas as outras divisões (País > Região> Estado > Município > Distritos > Bairros > Setores Censitários).
Use um programa gerenciador de FTP para baixar os dados, é muito mais pratico (eu recomendo o complemento no Firefox chamado FireFTP).

Comentários

  1. Boa noite Sidney, como vai?

    Sou leitor do seu blog e gostaria de confirmar com você o caminho apontado por você para as bases 'Brasil nível Admin 2 e 3', pois segui o caminho apontado aqui mas me parece que já a algum tempo o IBGE modificou este caminho ou simplesmente não disponibiliza mais essas bases.

    Posso estar enganado, mas realmente não encontrei os arquivos 55MU2500GC_SIR e 55DS2500GC_SIR. Peço que me confirme.

    Um abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo aviso José Carlos Jr.
    Eu publiquei traduzindo direto do site original e não tive o cuidado de verificar os links.
    Agora estão atualizados corretamente, com o link para a nova Malha Digital Municipal 2010 (dividida por estado).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp