TauDEM – Terrain Analysis Using Digital Elevation Models no QGIS

Chega ao QGIS o complemento TauDEM (dentro do SEXTANTE Toolbox), para delimitação de bacias hidrográficas e outras variáveis hidrológicas.
Alguns já conhecem esse conjunto de ferramentas que funciona tanto no programa comercial ArcGIS (somente junto com a extensão Spatial Analyst) e no programa livre MapWindow GIS (que é desenvolvido em .NET portanto só roda em Sistema Windows) onde tem a opção da delimitação automática de bacias hidrográficas.
TauDEM (Análise de Terreno Utilizando Modelos Digitais de Elevação) é um conjunto ferramentas para a extração e análise de informações hidrológicas da topografia, representada por um MDE (ou MDT quando se tem realmente a superfície do terreno representada).
Sextante é um ambiente de geoprocessamento que pode ser usado para chamar algoritmos nativos e de terceiros dentro do QGIS, fazendo suas tarefas de análise espacial mais produtivas e fáceis de realizar.
Este plugin implementa o provedor TauDEM para o Sextante e permite executar algoritmos do TauDEM dentro do QGIS.
NOTA: você precisa instalar os utilitários de linha de comando do TauDEM para poder usar este plugin.
(Fonte: OSGeo.org / Desenvolvedor: Alexander Bruy).
Mais informações sobre esse complemento:

Comentários

  1. Olá,

    Gostaria de saber como posso criar um MDE no Quantum GIS, e como posso visualiza-lo, pois tenho já o MDE pronto, porém utilizar algumas ferramentas nele e não posso pois não sei abrir ele no QGIS, será que poderias me ajudar nisso?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Adicione os vetores das curvas de nível e os pontos cotados (se você os tiver), depois é só clicar no botão do complemento {Interpolador > triangulação}.
    Se você também tiver a rede de drenagem poderá usá-las como linhas de quebra para gerar um MDEHC - Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente (mas linhas das drenagens tem que estar ajustadas corretamente com a direção do fluxo).
    Qualquer problema me mande um e-mail que eu explico melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp