Programa de Certificação no QGIS - Parte II

Em 2010, na reunião do QGIS (Hackfest) em Wroclaw, Polônia, Milena Nowotarska, Robert Szczepanek, Borys JURGIEL, Paolo Cavallini (da Faunalia), e Tim Sutton (da Linfiniti) discutiram a necessidade de um programa de certificação do QGIS.
Aqui na Linfiniti, percebemos que se nós vamos fazer isso de forma significativa, teremos de ter materiais de treinamento padronizados de boa qualidade e atuais. A documentação fornecida nesta página é o nosso primeiro passo para fazer isso acontecer.” Tim Sutton.
Em 2008 a Linfiniti havia lançado a página/guia "the Gentle Introduction to GIS", um recurso de conteúdo aberto completamente livre, para pessoas que queriam aprender sobre SIG sem serem sobrecarregadas com o jargão e terminologia completamente nova.
Ele foi patrocinado pelo governo Sul-Africano e tem sido um sucesso fenomenal, com pessoas de todo o mundo escrevendo para eles para lhes dizer como eles estavam usando os materiais para cursos de formação universitária, ensinar-se SIG e assim por diante.

The Free Quantum GIS Training Manual by Linfiniti Consulting CC.

Agora existe também o Manual do QGIS que proporciona uma visão geral, funcional e detalhada do programa QGIS.
No entanto, não é estruturado como um tutorial, mas sim como um guia de referência.
Na Linfiniti CC Consulting. eles frequentemente ministram cursos de formação perceberam que um terceiro recurso é necessário - um que leva o leitor sequencialmente através da aprendizagem os aspectos-chave do QGIS em um formato treinador-estagiário - o que os levou a produzir este trabalho.
Este manual de treinamento destina-se a fornecer todos os materiais necessários para executar um curso de cinco dias em QGIS, PostgreSQL e PostGIS.
O curso está estruturado com conteúdo para atender iniciantes, usuários intermediários e avançados e tem muitos exercícios completos com respostas comentadas ao longo do texto.
Ele pode ser acessado on-line ou baixado no formato PDF (aproximadamente 30MB, recomendado para aqueles que não tenham acesso direto com a internet).
O Guia tem mais de 400 páginas e tem por objetivo servir como instrumento para instrutores que ministram de cursos de treinamento.
"É vedada toda e qualquer forma de comercialização dessa obra sem o expresso consentimento dos autores (essa obra é de propriedade da Linfiniti Consulting CC).
Você pode (e nós encorajamos você a fazê-lo) usar esta obra como um livro texto na realização de cursos de formação, mesmo que o curso em si seja de natureza comercial.
Em outras palavras, você está convidado a fazer dinheiro através da execução de um curso de formação que utilize este trabalho como um livro texto, mas você não pode lucrar com as vendas do livro em si - todos os lucros devem ser revertidos (integralmente) de volta para o Projeto QGIS."
The Free Quantum GIS Training Manual by Linfiniti Consulting CC. is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp