Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2012

Curso de SIG livre em São Paulo - SP

Atenção: houve mudança nas datas do curso de SIG livre em São Paulo para os dias 05, 06 e 07 de março de 2012. O local do curso será na Avenida Francisco Matarazzo, 299, edifício Perdizes Business Center, próximo da estação Barra Funda do metrô e trens da CPTM, além do terminal de ônibus.


Para fazer a inscrição no curso deve-se depositar o valor referente na conta abaixo e enviar e-mail para geosaber@gmail.com com o comprovante de depósito e no caso de estudantes, junto o comprovante de matrícula em cursos de graduação ou pós em instituições de ensino regulares (MEC).

Valor: R$600,00 e preço promocional para estudantes de R$500,00 (com comprovante de matrícula). Haverá 5% de desconto para inscrições realizadas até o dia 29 de fevereiro de 2012.


Conta para depósito:


Audoc.Con Assessoria e Consultoria
Banco: Bradesco 237
Agência: 1992-5
Conta: 026006-1
CNPJ: 04.040.661/0001-00

LabGEO de volta á ativa

O blog do Prof. Elpídio, da Universidade Federal de Viçosa - MG (UFV) está de volta á ativa, depois de alguns anos sem publicar quase nada (parou em 2009, e em 2011 foram 8 postagens).
Ele tem publicado, além de notícias sobre o mundo das geotecnologias, apostilas, artigos e tutoriais principalmente sobre o sistema ArcGIS. Há muito tempo que o blog é uma das referências que eu busco quando quero aprender mais sobre o ArcGIS, é sempre muito util ter um lugar de referência para ir atrás de soluções.
Acesse:http://labgeo.blogspot.com

SIG livres e abertos: atualizações

Para começar o ano de 2012 com tudo começe atualizando seus programas e aplicativos de SIG livres/abertos:
Terraview 4.2.0 (01/07/2011) - Um dos melhos para se trabalhar com tabelas, de uso muito fácil e prático, a versão 64bits é um excelente visualizador de dados espacias (ainda não contém funcionalidades da versão 32bits). Ele tem um tutorial em português super completo e de fácil aprendizado.Quantum GIS (QGIS) 1.7.3-2 (15/12/2011) - O mais amiguável dos SIG (comparável ao ArcGIS/ESRI), tem muitas funções embarcadas, conversa diretamente com os serviços de Banco de Dados Espacias PostGIS e SpatiaLite, tem dezenas de complementos (plugins) e usa as consagradas bibliotecas espaciais GDAL/OGR (conversão de formatos raster/vetor), PROJ4 (projeções e sistemas de coordenadas) e GEOS (ferramentas de geometria).gvSIG CE 1.0 (gvSIG Community Edition 1.0) - o que difere essa versão da oficial (gvSIG 1.11) é que ela já vem com todos os pacotes (módulos/bibliotecas espaciais) Sextante, GRASS GI…

Como eu faço isso no QGIS?

How do I do that in QGIS? é uma pagina do Wiki do QGIS que traz a descrição de tarefas básicas de um SIG adaptada ao Quantum GIS (originalmente “How do I do that in ArcGIS/Manifold?: illustrating classic GIS tasks”).É um interessante tutorial (com alguns vídeos) que ilustra diversas tarefas de SIG que podem ser executados pelo QGIS:Trabalhando com layers de vetores - atributos;Trabalhando com layers de vetores - geometrias; Trabalhando com raster (imagens);Análise Espacial;Projeções;Conversão de formatos de arquivos;Criação de Mapas (layout);E outras tarefas (Plugins, camadas PostGIS e OpenLayers, GPS, etc.).Sim, está tudo em inglês (mas quase tudo na informatica e internet também está!), mas tudo está explicado e ilustrado de uma forma simples e prática (mesmo, com os dados para baixar e acompanhar as explicações).Também tem atualizações no blog Quantum GIS Tutorials, de Ujaval Gandhi, que traz muitos exercícios sobre o QGIS (e também está em inglês).