Esri Geoportal Server - a alternativa open source para publicação de mapas na Web da ESRI.


Esri Geoportal Server é um produto livre, de código aberto, que permite a descoberta e uso de recursos geoespaciais, incluindo conjuntos de dados (datasets), rasters, e Web Services.
Ele auxilia as organizações a gerenciarem e publicarem metadados para os seus recursos geoespaciais que levam os usuários a descobrirem e se conectarem a esses recursos.
O Geoportal Server suporta uma central de informações padronizadas e aplicações de descoberta de metadados.
Com Esri Geoportal Server , você pode:
  • Reduzir o tempo e a redundância na produção de dados, ligando dados geoespaciais e produtores de serviços com os consumidores.
  • Manter a integridade de dados, permitindo que as organizações compartilhem facilmente a versão autorizada de dados entre seus usuários.
  • Permitir facilmente a pesquisa e descoberta de dados geoespaciais existentes e serviços, permitindo aos usuários criarem e gerenciarem as descrições de seus recursos geoespaciais e suportando o uso facilitado de sofisticadas tecnologias de descoberta de dados.
Esri Geoportal Server foi lançado sob a licença Apache 2.0, que permite aos desenvolvedores personalizarem e redistribuírem o software livremente.


Esri Geoportal Server é um produto autônomo que não requer uma licença do ArcGIS para o servidor rodar. Ele consome um conjunto de serviços da Web que podem ser fornecidos a partir do ArcGIS Online, um servidor acessível ArcGIS Server, um serviço WMS ou um mapa base OpenStreetMap.
Todo o inventário dos metadados dos recursos geoespaciais registrados em um serviço de catálogo geoportal seguem as especificações da Open Geospatial Consortium (OGC) compatível  com serviço CS-W 2.0.2.

Está disponível um tutorial para a implementação de um geoportal em uma intranet e que usa uma base de software que também é open source. Este geoportal será acessível apenas na intranet da sua organização. Esta implementação utiliza o PostgreSQL como servidor de banco de dados e o Apache Tomcat como servlet, descrito no artigo "How to Set Up an Esri Geoportal Server from the Summer 2011 issue of ArcUser". link para o artigo.
Também pode-se ver alguns exemplos de geoportais que usam o Esri Geoportal Server, como o do Centro Nacional de Dados Oceanográficos dos EUA (NODC/NOAA):
http://data.nodc.noaa.gov/geoportal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp