Razões para se utilizar o QGIS

Censo de usuários do QGIS no Brasil. 10/06/2014.


Aqui estão alguns motivos para você usar o QGIS:

  1. É livre, como em lanche grátis. Instalando e usando ele custa para você a grande quantia de zero reais! Sem pagamento inicial, sem pagamentos posteriores, ou seja, absolutamente nada! A licença garante o uso livre e sem quaisquer custos.
  2. É livre, como em liberdade. Se você necessitar de funcionalidades extras no QGIS você pode fazer mais do que só ter esperanças de que sejam incorporadas no próximo lançamento. Você pode dar suporte ao desenvolvimento de uma funcionalidade ou adicioná-la você mesmo se tiver habilidade em Programação.
  3. Está em constante desenvolvimento. Porque qualquer um pode adicionar novas funções e melhorar as já existentes, o QGIS nunca estagnará. O desenvolvimento de uma nova ferramenta pode acontecer tão rápido quanto você precisar.
  4. Ajuda e documentação extensivas estão disponíveis. Se você não está preso a nada, você pode recorrer à extensa documentação, ao seu colega usuário de QGIS ou algum dos Desenvolvedores e às Listas de Discussão do QGIS na Web.
  5. Multiplataforma. O QGIS pode ser instalado em Sistemas Mac OSX, Windows e Linux e Android*. Também tem versões para Sistemas Windows 32 bits (3 GB de RAM) e 64 bits (192 GB RAM).
  6. Base sólida. Uma grande quantidade de empresas de consultoria e treinamento tem seus modelos de negócios embasados exclusivamente em programas Open Source, sendo que as que trabalham com SIG usam e participam do desenvolvimento do QGIS como ferramenta de escritório no mundo todo.
  7. Número de usuários crescente. Devido o QGIS ser um programa amigável e eficiente, um número cada vez maior de usuários está adotando ele como seu SIG de escritório. Instituições públicas como INCRA, IBGE, ECT-Correios, MDA (Programa Terra Legal), MMA (CAR) e IBAMA, também adotaram o QGIS como SIG para a produção de mapas, análise de dados, publicação e para gerenciar Servidores de Mapas na Web (WMS) e conexão com bancos de dados espaciais livres com o PostGIS.
  8. Comunidade Acadêmica. O QGIS está sendo usado por Universidades e Colégios Técnicos como ferramenta de aprendizado de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas (GIS), na confecção de Mapas e na produção Científica (com publicação de artigos, teses e dissertações) utilizando o QGIS. Grupos de Pesquisa nas Universidades UFSM-RS, UFMS, UFSC e USP estão usando o QGIS.
  9. Ainda tem mais por vir! aguarde ...
Acesse o site oficial e conheça mais sobre o Projeto QGIS: http://www.qgis.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp