Fusão de Imagens no QGIS 2.6

Um procedimento muito comum de se trabalhar com Imagens no QGIS é fazer a fusão das Imagens Multiespectrais (aquelas formadas pelo registro da REM em determinados comprimentos de onda eletromagnética - bandas ou faixas espectrais discretas) com a Pancromática (que cobre uma faixa mais ampla da REM, mas com maior resolução espacial).
Primeiro é preciso fazer o empilhamento dessas bandas (você baixa elas individualizadas) para compor uma única Cena multiespectral (com várias bandas).
Raster > Miscelânea > Mosaico, marcando a opção Camada Acumulada para fazer o empilhamento (layer stacking) das bandas. Isso vai permitir fazer Composições Coloridas com esta Cena, podendo escolher o triplete RGB com as bandas que desejar na Propriedade > Estilo.
Como Imagens são e geram arquivos muito grandes para se manipular, é recomendável recortar sua Área de Interesse (ROI) antes de continuar. Para isso é só ir no menu Raster > Extração > Cortador, definir a área de corte manualmente (pelo retângulo) ou usar uma Camada Máscara.
Na Caixa de Ferramentas de Processamento (Menu Processamento) temos diversos programas aninhados que podem ser usados em conjunção ao QGIS de forma solidária (você pode usar uma Camada carregada no QGIS, fazer o processamento pelo GRASS e ter o resultado carregado de volta no QGIS, por exemplo).
Um desses programas, o Orfeo Toolbox - OTB é voltado especificamente ao Processamento Digital de Imagens, como a Classificação Automática e também a Fusão (Pansharpening).
Para fazer a Fusão de Imagens (Multiespectral - "XS" com a Pancromática - "PAN"), primeiro é preciso realizar um referenciamento entre as cenas, por causa da diferença de pixeis contido em cada uma delas.
Orfeo Toolbox > Geometry > Superimpose Sensor, opcionalmente pode ser fornecido um Modelo Digital de Terreno para realizar essa correção. Muito cuidado porque as Imagens geradas no processo terão grandes dimensões! (uma cena XS do Landsat 7, cortada, com 50MB pode gerar um resultado de mais de 1GB).
Agora é só escolher o algoritmo para fazer a Fusão, identificar a Imagem Pancromática e a Multiespectral (XS) e pronto.
Orfeo Toolbox > Geometry > Pansharpening, com a vantagem de que cada banda da Imagem ficará com o tamanho do pixel da Imagem de alta resolução espacial (Pancromática).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp