Conversão para Reflectância de Imagens do Landsat 8 no QGIS

Complemento Geosud ToA Reflectance

Normalmente, quando são baixadas, as Imagens de Satélite vem codificada em valores de Número Digital (DN), no caso dos Landsat, sensor TM e ETM+ elas são de 8 bits, o que significa que os DN tem valores de 0-255 e no caso do Landsat 8, sensor OLI, são de 16 bits, com valores de 0-32.767.
Mas para se poder calcular Índices de Vegetação (EVI, NDVI, SAVI, etc.) é necessário converter esses Valores de Número Digital para Valores Físicos - Reflectância de Superfície.
As Imagens da série Landsat podem ser baixadas gratuitamente do serviço EarthExplorer ou do projeto Global Land Cover Facility tanto com valores em DN ou convertidas para Reflectância de Superfície, sendo georreferenciadas e ortorretificadas.
No caso de terem sido baixadas no formato bruto, com valores em DN, foi desenvolvido pelo Projeto EQUIPEX GEOSUD o complemento para o QGISchamado GeosudRefToa (v2) para fazer a transformação.
Ele converte Números Digitais (DN) para Reflectância de Topo da Atmosfera (TOA) para quatro tipos de instrumentos: RapidEyeSpot 5 - 7, PleiadesLandsat 8, de forma automatizada.
GeosudRefToa v2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp