ESA Sentinel Sattelites Data

A Agência Espacial Européia (ESA) liberou o acesso às Imagens dos Satélites Sentinel-1 (SAR - Synthetic Aperture Radar) e Sentinel-2 (MSI -MultiSpectral Instrument).
As Imagens podem ser baixadas gratuitamente pelo serviço Sentinels Scientific Data Hub (é necessário fazer um cadastro, como noEarthExplorer.usgs.gov - de onde se baixa as Imagens do Landsat 8 e SRTM 30 metros).
Sentinels Data Hub
Como o acervo ainda está no início, é provável encontrar apenas as Imagens SAR do Sentinel-1 para download, em breve deverão estar prontas as Imagens Óticas (MSI) do Sentinel-2 (Sentinel-2A foi lançado em 23 de Junho de 2015 e o Sentinel-2B será lançado em meados de 2016 e terão tempo de revisita de 5 dias na altura do Equador).
As Imagens serão distribuídas com nível de correção Level-1C (ortorretificadas, georreferenciadas - Geográficas/WGS84 e com correção TOA).
Os satélites Sentinel-2 (gêmeos) contam com o sensor MSI (Mutliespectral) conta com 13 bandas cobrindo o Visível (RGB), Infravermelho Próximo (NIR) e Infravermelho Ondas Curtas (SWIR).
Sentinel2
Comparação com a série Landsat (L7 ETM+ e L8 OLI), de 30x30 metros e Pancromática de 15 metros.

Sobre o acesso aos dados dos Satélites da série Sentinel visite a página: https://scihub.esa.int/userguide
Sobre o satélite Sentinel-2 (MSI) visite a página: https://earth.esa.int/web/sentinel/user-guides/sentinel-2-msi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp