QGIS Mahalanobis Distance Plugin

Complemento do QGIS que calcula a distância que indica quais regiões numa paisagem assemelham-se mais a uma paisagem "ideal" (para certas condições, como a distribuição espacial de uma espécie).
https://github.com/dmh126/MahalanobisDistance
Distâncias de Mahalanobis fornecem um poderoso método de medição de quão semelhante um conjunto de condições é para um conjunto ideal de condições e pode ser muito útil para identificar quais regiões numa paisagem assemelham-se mais a uma paisagem "ideal".
Por exemplo, no domínio da biologia da vida selvagem nós podemos definir uma paisagem "ideal" como o que melhor se encaixa no nicho de algumas espécies de animais selvagens.
Através da observação, podemos encontrar uma espécie de animais selvagens que normalmente ocorrem dentro de um intervalo específico de elevação, nas encostas de uma declividade particular e, talvez, dentro de uma certa densidade de vegetação.
Usando as distâncias de Mahalanobis, podemos descrever quantitativamente a paisagem inteira em termos de quão semelhantes é a densidade ideal de elevação, declividade e vegetação para esse animal.

Referências:

http://www.jennessent.com/arcview/mahalanobis_description.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp